Fundada em 28 de setembro de 2000, a Galeria de Artes Félix Mendes é uma exposição permanente de obras de arte do artista autodidata, que retrata as tradições populares sergipanas com traços primitivistas inconfundíveis. Instalada na Biblioteca Central da Universidade Tiradentes, é uma homenagem à arte sergipana.
“A galeria é um espaço destinado à valorização e preservação da pintura, escultura e do artesanato sergipano. É um ambiente que reúne mais de 60 expressões artísticas, entre telas e esculturas de artistas como João Bosco, José Lima, Félix Mendes e J. lnácio”, diz a coordenadora da Biblioteca Central, Gislene Maria da Silva Dias.
No local, também há diversas obras dos artistas Caã, Adauto Machado, Anete Sobral, Bené Santana, Beto Pezão, Elias Santos, Otávio Luiz e Silveira.
A galeria recebe o nome de um artista sergipano da cidade de Estância (SE), falecido em 13 de abril de 2013. Autodidata, suas obras traduzem a alegria das festas, folguedos e tradições populares de Sergipe.
Félix Mendes
Félix Mendes nasceu na cidade de Estância/SE, mas morou em vários Estados do Brasil e em alguns países da América Latina. A arte de Félix Mendes já percorreu diversos rincões pelo Brasil afora, pois expôs, além de Aracaju/SE, no Rio de Janeiro/RJ e em Brasília/DF. No exterior, realizou exposições na Itália, na Argentina e na Galeria Itá Enramada, no Paraguai.
*Com informações de PGE/MárioBrito
Leia também: 101 anos de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira