ESTUDE NA UNIT
MENU

General José Elito Siqueira é doutor honoris causa da Unit

Ministro aracajuano tem 33 condecorações nacionais e internacionais e é principal responsável pela segurança da Presidência da República

às 18h02
Compartilhe:
Reitor da Unit concede grau de Doutor Honoris Causa a ministro

Professor Uchôa concede grau de Doutor Honoris Causa a ministro José Elito Siqueira

O ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira, é o detentor de umas das carreiras mais distintas das Forças Armadas Brasileiras. Declarado aspirante a oficial em 20 de dezembro de 1969, Elito acumula 33 condecorações nacionais – entre elas, as Ordens do Mérito da Defesa, Marinha, Aeronáutica, Judiciário Militar e Ministério Público Militar – e oito comendas estrangeiras, na Argentina, Líbano, Espanha, Uruguai, Portugal, Guatemala, Chile e Organização das Nações Unidas (ONU). A este general de Exército de 66 anos e trajetória profissional reverenciada, faltava apenas uma homenagem – em sua terra natal, Aracaju. Agora, não falta mais.

Na noite dessa segunda-feira, 23 de setembro, a Universidade Tiradentes concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao general José Elito Siqueira. A solenidade de outorga reuniu autoridades do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Poder Judiciário de Sergipe, além de amigos e familiares do homenageado. “Este é o nosso reconhecimento a um cidadão sergipano que fez da sua vida um sacerdócio, pela causa e pelos compromissos do nosso Exército Brasileiro, cuidando da segurança nacional, da defesa das instituições e fronteiras do nosso País”, afirma o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Reitor e vice-reitora da Unit fazem entrega de diploma

Reitor e vice-reitora da Unit fazem entrega de diploma

Em seu discurso de agradecimento, José Elito Siqueira ressaltou a importância da família e do Exército Brasileiro para o sucesso da sua carreira profissional. Rememorou o esforço dos pais para que ele, aos dez anos de idade, fosse estudar no Colégio Militar da Bahia; enalteceu o papel da esposa, Graça, na educação dos filhos e no cuidado com a família, enquanto o general percorria o Brasil e o mundo em missões. “Apenas para que se tenha ideia, eu vi a minha filha nascer às 14 horas e embarquei à noite. Só retornei 45 dias depois. Com certeza, sem a Graça eu não conseguiria chegar aonde cheguei”, avalia, Elito.

O general aracajuano também falou sobre a qualidade da formação do Exército Brasileiro. “Devo muito ao Exército. Foi ele que me ensinou tudo, sempre baseado em valores como amizade, motivação, competência, responsabilidade, justiça, espírito e corpo, tranquilidade, equilíbrio emocional. Tive a felicidade na carreira, de cursar algumas especializações com destaque, o que me garantiu uma formação mais serena. No Exército, aprendi a enfrentar situações reais e difíceis, sempre mantendo a pressão em onze por sete”, comenta, José Elito.

Autoridades compõem mesa diretiva

Autoridades das Forças Armadas compõem mesa diretiva Fotos: Marcelo Freitas

BIOGRAFIA

José Elito Carvalho Siqueira nasceu em Aracaju, em 26 de novembro de 1946. Incorporou às Fileiras do Exército em 15 de abril de 1964, na Escola Preparatória de Cadetes, sediada em Campinas, São Paulo. Foi declarado aspirante a oficial cinco anos depois e classificado no Regimento Escola de Infantaria, no Rio de Janeiro-RJ. A promoção ao posto de general veio em 31 de julho de 2007.

Possui diversos cursos militares realizados no Brasil e no exterior. Entre eles: Formação de Oficiais de Infantaria, Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria, Comando e Estado-Maior do Exército, Básico de Paraquedista, Ações de Comandos, Mestre de Salto, Forças Especiais, Salto Livre, Comando e Estado-Maior (Inglaterra), Paraquedista Britânico e Senior Mission Leadership Course (Suécia).

Exerceu cargos e funções como de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, comandante do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, comandante da Polícia Militar do Estado de Alagoas, adido Militar do Exército e da Aeronáutica na África do Sul e Oficial de Gabinete do Ministério do Exército e da Casa Militar da Presidência da República, em Brasília. Como oficial-general, comandou tropas no Amazonas; São Paulo; Distrito Federal; Bahia; e a Força de Paz no Haiti, em 2006.

Nomeado por Dilma Rousseff para o cargo de ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, cabe ao aracajuano José Elito Siqueira a responsabilidade de, entre outras atividades, coordenar ações de inteligência federal e de segurança da informação; cuidar da segurança pessoal da presidenta, vice-presidente e de seus familiares, bem como dos titulares dos órgãos essenciais da Presidência.

Compartilhe: