Por Raquel Passos
Com o intuito de contribuir com o futuro da Educação no Brasil, em todas esferas, o Tiradentes Innovation Center – TIC – será o primeiro Centro de Inovação de Sergipe dedicado a ressignificar essa área tão relevante para o futuro da humanidade. Localizado no campus Farolândia da Universidade Tiradentes, o ambiente inovador e tecnológico será inaugurado em 25 de outubro. Mas antes disso, o TIC já fomentará a cultura do empreendedorismo sediando eventos como Startup Weekend EDU, de 27 a 29 de setembro, e o NASA Space Apps Challenge, de 18 a 20 de outubro.
De acordo com o superintendente geral do Grupo Tiradentes, CEO Saumíneo Nascimento, o desenvolvimento dos países é uma construção de competências tecnológicas. “E este movimento é parte integrante do complexo processo de integração da Educação com o crescimento econômico”, avalia.
Após o tempo de ideação e preparação do modelo de um Centro de Inovação que trabalhasse exclusivamente sobre Educação, a instituição irá promover e fortalecer o ecossistema de startups e inovação em Sergipe, além de espaços diferenciados de aprendizado e pesquisa. Para isso, é necessário a dedicação de um profissional com experiência na área e que conheça seu cenário no Nordeste.
O experiente doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, José Rabelo, que passa a atuar como o gestor do Centro, explica: “Este será um espaço para estimular a criatividade e inovação com impacto no empreendedorismo e educação, estimulando ideias para que surjam soluções e sejam inovadoras, incrementais ou radicais. Queremos impactar a educação positivamente. O objetivo também será o de formar pessoas com o mindset voltado a estes projetos que estimulem professores e alunos a inovarem e a fazerem diferença no ensino-aprendizagem”.
Um dos idealizadores do Tiradentes Innovation Center, o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Sávio Machado, acredita que a atuação do gestor com formação acadêmica e experiência em ecossistemas de inovação de outras regiões do país e na Europa trará benefícios necessários para seu pleno funcionamento. “O Tiradentes Innovation Center é uma instituição independente e nele apoiaremos o desenvolvimento de edtechs (startups de educação) com colaboração de mentores, investidores e toda comunidade que contribuirão diretamente em sua operação”, diz Domingos.
Nos próximos meses, a Educação será ressignificada e os esforços sairão de Sergipe. “Receberemos pessoas dispostas a pensar diferente, a ser criativas, que busquem vivenciar e compartilhar experiências, propor e realizar eventos transformadores e empreendedores, em um ambiente diversificado de possibilidades e culturas. Serão essas pessoas que darão vida ao Innovation Center”, afirma o gestor José Rabelo.
Pesquisadores da Unit e de instituições associadas também deverão contribuir com as atividades do Centro. “Afinal, queremos contribuir na resolução de alguns problemas da Educação. Não só do ensino superior, mas de questões que vêm desde o letramento e vão até a pós-graduação, tanto de ensino formal, como não-formal. Afinal, com o Tiradentes Innovation Center queremos discutir a questão do aprendizado, como colaboraremos com o aluno a empreender, incluindo discussões sobre quais as competências que o mundo do trabalho exige hoje e buscar entender como será o futuro das profissões”, considera o diretor Domingos Machado.
Tiradentes Innovation Center
O primeiro Centro de Inovação voltado à Educação de Sergipe será designado a pessoas que estão a fim de pensar em soluções de problemas da sociedade atual, usando tecnologia e de forma criativa. O local do prédio está em um ecossistema interessante para o propósito, com setor que cuida de empregabilidade, outro que oferece cursos de línguas estrangeiras, além dos laboratórios tecnológicos.
“Por estes motivos, são dezenas de empresas que têm interesse em nos apoiar nos projetos”, afirma Domingos Machado, elencando gigantes da tecnologia e inovação, como Google, Cisco e Santander que já são parceiros do Tiradentes Innovation Center.
Antes mesmo da sua inauguração oficial marcada para 25 de outubro, um mês antes, de 27 a 29 de setembro, os trabalhos do Tiradentes Innovation Center serão iniciados com o maior evento de startups do mundo – Startup Weekend EDU, em sua edição Educação, e que acontecerá pela primeira vez em Aracaju. “Essa ação irá propiciar a oportunidade de construirmos um ambiente de maior assimilação das tecnologias externas”, explica.
Em seguida, deverá concorrer para sediar o evento anual da NASA no Brasil. Trata-se do NASA Space Apps Challenge, um hackaton onde os participantes terão três dias para desenvolver soluções inovadoras para as temáticas escolhidas pela NASA.
“Ocorrem vários destes eventos da NASA em diferentes cidades e de forma simultânea. O Tiradentes Innovation Center será parceiro para sua execução, não somente sediando, mas na indicação e curadoria de mentores, jurados e palestrantes. É mais uma ação para fortalecimento do ecossistema de inovação local, pois dá oportunidade a sergipanos participarem de dinâmicas deste tipo e entenderem como gerar futuros negócios por meio da criação e desenvolvimento de soluções inovadoras para a sociedade”, explica o gestor do TIC, José Rabelo, acrescentando que a organização é do Grupo REDE+.
Quem é José Rabelo
O gestor do Tiradentes Innovation Center, José Rabelo, atuará para organizar os trabalhos, montar equipe e estruturar os espaços que sejam propícios para inovação. Ele é doutor em Ciência e Engenharia de Materiais – UFSC-, mestre em Tecnologia Nuclear- USP – e especializado em gestão de projetos. Possui sólida experiência em pesquisa científica, tecnológica e desenvolvimento de produtos para a indústria, além de atuar na fundação de startups de base tecnológica a exemplo da Innovacura e NanoGreen.
Possui competências em empreendedorismo, gestão de negócios e inovação, nanotecnologia, gerenciamento de projetos, engenharia de materiais e engenharia biomédica, assim como, domínio em gestão do conhecimento, gestão da inovação, gestão da pesquisa e desenvolvimento, propriedade intelectual, biomateriais, nanomateriais e caracterizações de materiais.
José Rabelo é ainda membro da Society for biomaterials – SFB – e membro ISO – International Organization for Standardization – na comissão de estudo de materiais para implantes e na comissão gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação.