ESTUDE NA UNIT
MENU

Governo e Unit assinam convênio para execução do CapacitaSuas


às 15h51
Compartilhe:
Professor Kennedy em reunião na Seides  Foto: Edinah Mary

Professor Kennedy em reunião na Seides
Foto: Edinah Mary

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Nessa segunda-feira, 17, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, e o coordenador de Extensão da Universidade Tiradentes, Gilton Kennedy Souza Fraga, assinaram o convênio para a execução do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

O CapacitaSuas tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com uma qualificação e compromisso com o exercício profissional cada vez maiores. O programa é uma estratégia do Governo Federal para apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS, visando o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.

“Esse convênio é mais um mecanismo para fortalecer o Sistema Único da Assistência Social no Estado. Técnicos e gestores do SUAS serão capacitados para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do Governo como Brasil Sem Miséria, Viver Sem Limite e Crack: É Possível Vencer!”, destacou a secretária adjunta, Maria Luci Silva. A estimativa do Ministério do Desenvolvimento Social é capacitar profissionais que atuam nas equipes volantes, nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e nos serviços de acolhimento institucional.

Os gestores estaduais e do DF são responsáveis pela contratação de instituições de ensino superior, integrantes da Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS, que são credenciadas pelo MDS para a execução das capacitações. Em Sergipe, a Universidade Tiradentes foi a instituição contratada, após a abertura de chamada pública divulgada no Diário Oficial.

“A Seides e a Universidade Tiradentes firmaram hoje o contrato para capacitar os profissionais dos 75 municípios sergipanos. Os professores da Unit estão formulando os módulos e indo à Brasília nesta terça-feira, dia 18, para serem capacitados nacionalmente em relação às normas do CapacitaSuas.  A partir do dia 29 de julho iniciaremos as atividades in loco”, explicou o coordenador de Extensão da Universidade Tiradentes, Gilton Kennedy.

Compartilhe: