Entre os dias 1º e 15 de outubro, a comunidade acadêmica do Grupo Tiradentes participará da Autoavaliação Institucional 2013-2015. A Autoavaliação proporciona a estudantes, professores, tutores, coordenadores de curso e colaboradores do corpo técnico-administrativo da Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), um espaço para que possam apresentar suas opiniões em relação a infraestrutura física – em especial a de ensino, pesquisa, recursos de informação e comunicação –,organização didático pedagógica, mecanismos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, entre outros quesitos. O objetivo é permitir que a comunidade acadêmica contribua para potencializar e melhorar os serviços ofertados pelas IES.
Para participar da Autoavaliação Institucional, basta acessar o Portal Magister. Segundo a professora Juliana Dias, procuradora institucional e coordenadora de Acreditação e Avaliação do Grupo Tiradentes, a Autoavaliação Institucional consiste em importante e necessário procedimento na busca da inovação e da qualidade institucional.
“Constituem-se como objetivos principais, produzir conhecimentos, mensurar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação das instituições com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade”, afirma a professora Juliana.
A Autoavaliação Institucional acontece a cada dois anos e é totalmente informatizada. Está pautada na Lei 10.861/2004, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição, orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da Autoavaliação Institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
“Considerando a importância deste processo, convidamos a toda a comunidade acadêmica do Grupo Tiradentes a participar da Autoavaliação Institucional, um processo legítimo, contínuo, que gera resultados e pauta ações que contribuirão para a prestação de serviços de excelência nas nossas instituições”, ressalta a professora Juliana Dias.