V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Grupo Tiradentes tem o melhor gestor de TI do Brasil

Vencedor do Prêmio IT Leaders 2013, na categoria Educação, Jones Emerson credita aos colaboradores o resultado no ranking nacional

às 13h21
Compartilhe:
Jones é premiado em São Paulo

Jones é premiado em São Paulo

O diretor de Tecnologia e Informática do Grupo Tiradentes, Jones Emerson Costa Lima, conquistou o Prêmio IT Leaders, promovido pela revista Computerworld, uma das mais importantes publicações especializadas do Brasil, em parceria com a Consultoria IDC. A festa de premiação aconteceu no dia 26 de setembro, em São Paulo. Jones foi eleito o melhor líder de TI de instituições educacionais do País e ficou, pelo terceiro ano consecutivo, entre os cem melhores em 16 segmentos da economia.

“Esse prêmio é fruto do trabalho de uma equipe qualificada. Nós temos 95% dos colaboradores com nível superior, especialização, mestrado, certificações em grandes empresas como Microsoft e Oracle, o que facilita muito o desenvolvimento de projetos dentro da Unit. Apesar de estarmos no Nordeste, temos pessoas competentes e antenadas com o que há de mais moderno em tecnologia no mundo. É importante também agradecer aos mantenedores da universidade, pela sensibilidade de investir neste setor tão importante”, avalia Jones Emerson.

Cerca de 600 executivos concorreram ao Prêmio IT Leaders 2013. Para definir o ranking, os organizadores consideraram quesitos como qualidade de gestão, capacidade de execução e inovação, megatendências e relacionamento com as áreas de negócios. Os candidatos foram avaliados em oito dimensões, entre elas, pensamento estratégico, gestão de TI, gestão de pessoas e práticas sustentáveis na área de tecnologia. Em uma primeira fase, cada concorrente respondeu a um questionário com 80 perguntas. Posteriormente, avaliadores verificaram a veracidade das informações apresentadas pelos gestores.

Jones Emerson foi eleito o melhor líder de TI das instituições educacionais brasileiras ao apresentar o trabalho de cloud computing (computação em nuvem) desenvolvido na Unit. Dados da universidade estão sendo transferidos para uma ‘nuvem’ – ambiente virtual de armazenamento, cujo acesso a programas, serviços e arquivo se dá de forma remota, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, por meio da internet. Desta forma, a Diretoria de Tecnologia e Informática do Grupo Tiradentes reduz drasticamente o risco de perdas de informações importantes para a empresa e seus clientes.

“Tínhamos uma grande preocupação, pois a nossa base de dados estava localizada em espaço físico. Em casos de sinistro, como um incêndio, perderíamos tudo e demoraríamos muito para fazer tudo voltar a funcionar, até porque precisaríamos comprar equipamentos importados e restaurar todos os backups. A universidade passaria, no mínimo, 90 dias parada. Por isso criamos um site de contingência. Fizemos um amplo estudo e optamos pela nuvem pública da Amazon Web Services (AWS)”, explica Jones.

Compartilhe: