V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Gymnasiade 2022: Unit sedia seletiva de competição escolar

A competição é o maior evento esportivo escolar do mundo e reúne estudantes entre 16 e 18 anos, em seletivas nacionais.

às 14h50
Foto: Bruno Nasca
Foto: Bruno Nasca
Pista de atletismo no complexo esportivo da Unit.
Pista de atletismo no complexo esportivo da Unit.
Compartilhe:

Nos dias 8 e 9 de março, a Universidade Tiradentes (Unit) receberá no complexo esportivo do campus Farolândia, a seletiva nacional de atletismo de um dos maiores eventos escolares do Brasil, a Gymnasiade, voltado para alunos de 16 a 18 anos.

“Temos a previsão de 600 alunos de todos os estados Brasileiros. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar [CBDE] e servirá como seletiva para formar a seleção Brasileira Escolar que irá representar o Brasil no mundial escolar que acontecerá em maio na França”, explica o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen.

De acordo com ele, receber eventos esportivos de grande porte coloca Sergipe em destaque diante dos demais Estados. “Além disso, oferece aos atletas as condições ideais para suas performances e possibilita que atletas de todos os estados conheçam nosso campus e suas instalações”, disse.

Gymnasiade

Considerada a olimpíada escolar, a Gymnasiade é um evento multiesportivo mundial que acontece de dois em dois anos, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) desde 1974. No Brasil,  a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) é a responsável por formar a delegação brasileira, por meio das seletivas nacionais.

Neste ano, as seletivas acontecerão em quatro cidades: Macapá, Maricá, Rio Branco e Aracaju. Na capital sergipana, acontecerão as competições de Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa, Judô, Washu, Xadrez e Natação, concentrando o maior número de modalidades.

Complexo Esportivo

O complexo esportivo da Unit oferece condições necessárias para sediar grandes eventos, tanto pela sua estrutura esportiva, que conta com uma pista oficial de atletismo com certificação internacional, como pelo parque aquático de primeiro mundo, com piscina olímpica e semi-olímpica. 

A pista de atletismo foi construída em 1999. Após a revitalização e reinauguração, em 2018, o espaço ganhou padrão internacional sendo referência em competições estaduais, regionais e nacionais. Em 2020, a pista passou por uma nova reforma para a troca total do piso da pista e na recuperação de alguns pontos que se encontravam desgastados ou com falhas no material.

O complexo foi um dos locais escolhidos, por diversos países, para servir como aclimatação para as olimpíadas do Rio 2016 e ao longo dos anos recebeu outras competições importantes, a exemplo dos Jogos Universitários Brasileiros, o sul-americano escolar e o Circuito Brasil Loterias Caixa, um dos maiores eventos paralímpicos do Brasil.

 

Leia também: Unit Esportes: atividades retornaram com 100% da presencialidade

Compartilhe: