ESTUDE NA UNIT
MENU

Hack4health Aracaju: equipes de TI se reunirão para solucionar problemática

Hack4health propõe 24 horas de programação em torno de um problema que dez equipes só saberão na hora. As soluções serão avaliadas e a equipe vencedora ganhará prêmio

às 20h49
Compartilhe:

Por Raquel Passos

O estilo de evento que já conquistou o Brasil aporta em Aracaju pela primeira vez tendo a saúde como temática central. No formato hackathon (hack: programar com expertise + marathon: que significa maratona em inglês), o evento Hack4Helth Sergipe acontecerá de 18 a 20 de maio na Universidade Tiradentes, no minishopping do campus Farolândia. O objetivo é promover o desenvolvimento de protótipos, projetos ou soluções, com foco em serviços ou informações diante do tema sugerido no dia do evento.

Até dez equipes de TI desenvolverão projetos com ajuda de um time multidisciplinar formado por programadores, estudantes e profissionais de Saúde. Aquele grupo que tiver uma ideia incrível e em 24 horas desenvolver o projeto de acordo com o tema que será apresentado apenas no evento poderá levar o prêmio de R$9 mil.

De acordo com o coordenador dos cursos de Computação da Unit, professor Fábio Santos, o evento vai possibilitar desenvolvimento de soluções tecnológicas para um problema baseadas em situações rotineiras da área de Saúde. “Empresas como Globo e O Boticário, por exemplo, costumam realizar hackathons para que equipes de tecnologia da informação atuem, durante um período, em cima de alguma problemática sistêmica que eles encontram no dia a dia das empresas”, comenta Fábio Santos.

A grande sacada do evento está na ideia da equipe em face à problemática. “É necessário que se apresentem soluções inteligentes e projetos inovadores que auxiliem na resolutividade ou na melhoria da situação que merece reparo e que apenas será apresentada no evento”, explica o professor Fábio.

Para a diretora adjunta de Saúde da Unit, professora Wanessa Lordelo, este evento inovador possibilita perspectivas interessantes no que diz respeito à pluralidade. “Para a área da saúde, o Hack4helth vai ser grandioso, por conta do trabalho multidisciplinar. Todos os cursos da Saúde foram convidados. Os alunos e professores inscritos serão sorteados no evento, quando o tema a ser discutido será revelado. Para a sociedade, novas propostas de tecnologia na perspectiva da saúde serão apresentadas e isso é um ganho para a saúde”, considera.

Programação

Processo seletivo, inscrição das equipes, edital, normas e toda programação constam no site www.hack4health.inf.br .

Na abertura do evento, haverá palestra, brainstorming, intercâmbio de experiências e ideias que ajudarão as equipes no desafio de desenvolver o planejamento da solução. As equipes de TI serão conectadas às equipes de saúde por sorteio, que ocorrerá no dia da abertura do evento.

Palestras

O ambiente de inovação e colaboração entre as empresas organizadoras do evento, academia e sociedade brasileira, mesclando conhecimentos obtidos com as práticas do meio acadêmico e do mercado profissional, estimula, assim, a criação de soluções baseadas em tecnologia.

Pensando no suporte ao desenvolvimento das soluções e esclarecimento de dúvidas em torno do tema do concurso e para tornar o evento ainda mais rico de conhecimento, grandes nomes como Renato Sabbatini, cientista biomédico e de computação, educador,

Compartilhe: