ESTUDE NA UNIT
MENU

Historiadora lança livro Retratos e Paisagens Afetivas de Sergipe

O lançamento da publicação de Sayonara Viana, egressa da Unit, acontecerá dia 2 de dezembro, no Foyer da reitoria da Unit, Campus Farolândia.

às 11h10
Compartilhe:

No próximo dia 2 de dezembro, às 17h, no Foyer da reitoria da Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia, a historiadora Sayonara Viana lançará o livro Retratos e Paisagens Afetivas de Sergipe. A publicação contém artigos produzidos por 14 pesquisadores e escritores sergipanos. 

Dividida em três partes, a obra de 296 páginas apresenta 120 imagens de Sergipe, catalogadas e de autoria de fotógrafos que atuaram entre os anos de 1868 e 1968. 

“Para que esse panorama fosse obtido, foi realizado um levantamento iconográfico amplo, voltado à história do estado, no acervo de várias instituições, tendo destaque, em sua maioria, as coleções do Memorial de Sergipe/Unit. Além disso, há também acervos do Arquivo Geral do Judiciário, do Instituto Tobias Barreto, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), Instituto Moreira Salles (IMS), Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BN) e de acervos particulares”, comenta Sayonara Viana, organizadora do livro. 

“Também foram realizadas pesquisas bibliográficas e documental nas hemerotecas do IHGSE, BN e na BPED, além de entrevistas com pessoas próximas e familiares dos fotógrafos pesquisados”, acrescenta.

No livro também estão presentes artigos produzidos por pesquisadores e escritores sergipanos sobre a História da Fotografia em Sergipe, retratos e paisagens do estado.

“A composição do livro também contempla a trajetória de fotógrafos que conseguiram imprimir suas assinaturas e distinções entre seus pares, que com seus carimbos e vinhetas marcaram um período da história com a arte fotográfica, trazendo representações da sociedade dos séculos XIX e XX, que ganham a cena pública por meio do suporte fotográfico. Além disso, desperta o interesse não só dos aficionados pela fotografia, como também de todos aqueles que desejam trilhar os caminhos da pesquisa”, salienta a historiadora, egressa da Unit. 

A Unit é uma das apoiadoras da publicação. “Para celebrar os 200 anos de emancipação política de Sergipe, o Grupo Tiradentes presenteia os sergipanos com o apoio a essa publicação, revelando a sua preocupação com a memória e a história de Sergipe”, destaca o reitor da Unit e membro da Academia Sergipana de Letras, Jouberto Uchôa.  

Atualmente, Sayonara Viana é diretora do Memorial do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, bem como empreende pesquisas e ações para a implantação do projeto de longa duração do Memorial de Sergipe da Universidade Tiradentes.  

Veja também: Professor da Unit lança livro digital que reúne poemas e ilustrações.

Compartilhe: