ESTUDE NA UNIT
MENU

Home office após um ano de pandemia: os desafios de quem está no trabalho remoto

Depois de um ano de pandemia da Covid-19, muita gente pode sentir na prática os desafios e facilidades apresentadas no home office.

às 12h23
Pesquisa recente apontou que a maioria dos gestores pretende manter o home office após a pandemia (Unsplash)
Pesquisa recente apontou que a maioria dos gestores pretende manter o home office após a pandemia (Unsplash)
Compartilhe:

Por muito tempo o home office era um sonho para muita gente. Afinal, quem não gostaria de trabalhar de casa, estar mais tempo com os filhos, dar atenção à família e se concentrar nas atividades corporativas sem encarar o trânsito, horários pré-estabelecidos, entre tantas outras vantagens. De fato, tudo isso seria um sonho para qualquer pessoa, mas a verdade é que após um ano de pandemia, muita gente pôde sentir as dificuldades encontradas por quem, de uma hora para outra, se viu trabalhando em casa.

“Estamos vendo na prática que a realidade é outra e a exigência de uma autogestão é ainda maior, pois é um trabalho focado no resultado, já que não haverá ninguém controlando seu tempo, mas há uma cobrança no melhor estilo ‘dê resultado’. Isso é uma mudança de pensamento e de comportamento, onde temos pessoas que se adaptam totalmente e se tornam até mais produtivas e outras não”, destaca a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.

Uma pesquisa realizada aponta que 84,2% dos gestores de empresas entrevistados apostam na continuidade do trabalho remoto mesmo no pós-pandemia. Mas entre outros desafios apontados pelo estudo feito pela empresa Workana, para a melhoria do rendimento e da qualidade do trabalho no home office, está equilibrar vida pessoal e profissional, além de flexibilizar os horários da prestação de serviços.

Pontos a serem melhorados no trabalho remoto

O levantamento também mapeou os pontos que precisam ser melhorados em termos de tecnologia e qualificação para os trabalhadores neste modelo de home office. As empresas entrevistadas pelos pesquisadores citaram a necessidade de melhorar a conectividade (35,7%), flexibilizar horários e assim equilibrar o lado pessoal e profissional dos colaboradores (28,6%), ofertar cursos de qualificação sobre o trabalho à distância (14,3%), disponibilizar soluções para auxiliar funcionários que tenham filhos (14,3%), além de melhorias em equipamentos e servidores (7,1%).

“Os desafios são maiores ainda para quem tem criança em casa. Por isso, é muito importante ter um espaço onde você possa se concentrar, onde seja possível trancar a porta e até colocar uma plaquinha para as crianças informando que você está ocupado. Outro detalhe, avise as pessoas que estão em casa com você, bem como seus filhos pequenos, se este for o caso, que você irá entrar em uma reunião, não poderá ser interrompido e precisará que todos façam silêncio. Além disso, é fundamental se atentar ao tempo que se gasta navegando nas redes sociais, pois isso pode comprometer e muito seu rendimento no trabalho remoto, que é uma configuração de trabalho onde você precisa ser ainda mais gestor do seu tempo”, destaca Janaína Machado.

Asscom | Grupo Tiradentes

 

Compartilhe: