ESTUDE NA UNIT
MENU

Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos passará por restauração

Fazendo parte do passado histórico da cidade de São Cristóvão, Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos será revitalizada

às 19h05
Imagem: Imprensa 24h
Imagem: Imprensa 24h
Compartilhe:

Fundada pela Confraria de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que tem como membro mais famoso João Nepomuceno Borges, o João Bebe-Água, a Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos foi instituída desde 1690. Mesmo com fachada considerada simples e seu interior sem muitos elementos decorativos, ainda assim, a Igreja guarda a beleza e encanto do passado histórico da cidade de São Cristóvão.

No mês de outubro, foi instaurada a ordem de serviço para a recuperação da cobertura e intervenção no sistema de drenagem de águas pluviais, correção das patologias e recuperação dos rebocos e pinturas, restauração e reforço das alvenarias, restauração e execução de forros de madeira, adequação da acessibilidade dos ambientes, correção das patologias e recuperação dos pisos internos e externos. 

A Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos não passa por uma reforma há mais de 13 anos e também serão restaurados os elementos artísticos da fachada, das cantarias, dos bens integrados, além de ser executada a restauração das esquadrias, revisão e execução das instalações prediais (hidráulicas, sanitárias, elétricas, luminotécnicas, telefônica e lógica, sonorização, Circuito Fechado de Televisão – CFTV, alarme e segurança, prevenção e combate a incêndios e sistema de proteção contra descargas atmosféricas).

De acordo com Rony Silva, professor doutor do curso de História da Universidade Tiradentes, a revitalização é de extrema relevância. “Em que pese à simplicidade da sua arquitetura, sua presença e conservação são de fundamental importância para a história e memória do estado de Sergipe. Nesse sentido, esta igreja encontra-se sob proteção do IPHAN desde 1962”. 

Leia Mais: Praça São Francisco e sua importância cultural para Sergipe

Compartilhe: