ESTUDE NA UNIT
MENU

Impactos do intercâmbio é tema de palestra nesta sexta, 11

Palestra reúne alunos intercambistas para compartilhar experiências sobre os programas de mobilidade acadêmica

às 21h56
Professor Matheus Batalha, responsável pela palestra
Professor Matheus Batalha, responsável pela palestra
Jovens cada vez mais interessados em aprender outro idioma
Compartilhe:
Professor Matheus Batalha, responsável pela palestra

Professor Matheus Batalha, responsável pela palestra

‘Impactos do intercâmbio acadêmico na vida acadêmica, profissional e pessoal’ é o tema central da palestra ministrada para dezenas de estudantes da graduação e dos cursos do Unit Idiomas da Universidade Tiradentes e que acontece nesta sexta-feira, 11 de abril, no Campus Aracaju Farolândia. Ministrado pelo coordenador de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Matheus Batalha e pelos professores do Unit Idiomas, Rafael da Cunha Oliveira e Márcio Ramos, a palestra tem o objetivo de despertar nos estudantes a vontade de aprimorar o conhecimento em instituições estrangeiras, bem como conhecer novas culturas através dos programas de intercâmbio.

“Nosso intuito é fazer uma sessão educativa com os alunos para despertar neles a vontade de estar no exterior. Realizamos estas reuniões constantemente para mostrar que existem desafios, mas que são superados. Este ano temos duas ênfases para o Santander, uma é o Ibero-americano e o outro é o Top Espanha”, informa o coordenador Matheus Batalha.

Jovens cada vez mais interessados em aprender outro idioma

Jovens cada vez mais interessados em aprender outro idioma

A palestra foi realizada no turno da manhã com alguns alunos da instituição e será novamente ministrada às 18h45 desta sexta, 11, na sala 4 do bloco F. Além dos benefícios e vantagens de participar dos programas de mobilidade Santander Universidades, Programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, programa europeu Fellow Mundus e convênios acadêmicos, os alunos também tem a oportunidade de compartilhar a vivência em intercâmbios. “Trouxemos vários intercambistas para dar depoimento sobre suas experiências”, acrescenta Batalha.

Um dos intercambistas que conversou com os estudantes pela manhã foi o jornalista José Rivaldo Soares. Por um período de seis meses do ano passado, José estudou na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. A oportunidade de estudar fora do Brasil abriu novas possibilidades de conhecimento. “Quero mostrar um pouco da minha experiência de viver em outro País, das dificuldades e diferenças acadêmicas. Aqui na universidade temos tudo muito pronto. E em Portugal, como foi no meu caso, eles estimulam o estudante a ser mais pro ativo no desenvolvimento das atividades”, ressalta José Rivaldo.

Em contrapartida, a estudante Nancy Evelyn Calderón Cienfuegos veio da Universidade Nacional Autónoma do México para um intercâmbio de um semestre na Universidade Tiradentes. Concluindo o curso de Química de Alimentos na instituição mexicana, ela aproveita o intercâmbio acadêmico para cursar um semestre na Unit, no curso de Nutrição. Apesar de ainda estar se familiarizando com a língua portuguesa, Nacy gosta da experiência cultural e também conversou com os alunos sobre esta mobilidade. “Estou gostando muito daqui, da forma de trabalho da instituição. Fico muito feliz porque é meu primeiro intercâmbio”, afirma.

Para o gerente do Unit Idiomas, professor Wagner Barreto, é um momento ímpar para o aluno. “É uma possibilidade do aluno conhecer outros países, aspectos culturais e vivenciar novas experiências”, salienta o professor Wagner.

O grupo de professores estará reunido novamente nesta sexta, 11, às 18h45, na sala 4 do bloco F, para ministrar nova palestra. Participe!

Para mais informações sobre os programas de intercâmbio e os editais que estão com inscrições abertas acesse a página do Relações Internacionais.

Compartilhe: