ESTUDE NA UNIT
MENU

Impactos e possibilidades de um projeto piloto na Unit


às 17h32
As estagiárias Janaína  Félix e Vera Lúcia Ferreira
As estagiárias Janaína Félix e Vera Lúcia Ferreira
Compartilhe:
As estagiárias Janaína  Félix e Vera Lúcia Ferreira

As estagiárias Janaína Félix e Vera Lúcia Ferreira

No início de 2013 a Universidade Tiradentes, através da sua Coordenação de Extensão, assinou convênio com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social para execução no campus Farolândia das etapas do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social, o CapacitaSuas.  O projeto piloto lançado pelo Governo Federal em parceria com instituições sergipanas como a SEIDES e Unit, além de promover a capacitação de gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social atuantes em diversos municípios sergipanos, fomentou o interesse de duas alunas concludentes do curso de Serviço Social a realizar estágio no âmbito da política de assistência social em Sergipe.

Os resultados do citado trabalho foram apresentados na noite dessa quinta-feira, 8, durante realização do I Seminário de apresentação e avaliação do Programa CapacitaSuas em Sergipe. Com o propósito de apontar os impactos e as possibilidades advindas da execução do programa, as discentes Janaína Lameira Félix e Vera Lúcia de Souza Ferreira.

Por se tratar de um projeto piloto, o CapacitaSuas representou um desafio na opinião de Janaína. “Ainda não temos noção de como será esse campo de estágio, diferentemente dos demais campos onde o aluno desenvolve suas atividades respaldadas por órgãos que executam políticas específicas”, destaca a acadêmica.

Por sua vez, a aluna Vera Lúcia revela que o que lhe chamou mais a atenção ao desenvolver o estágio é o pioneirismo de Sergipe em ser o Estado a promover a capacitação dos profissionais que estão atuando nos equipamentos da Assistência Social que são representados pelos Cras e Creas.

A professora da disciplina de Estágio Supervisionado Mariane Trindade Oliveira lembrou que o programa representa um projeto piloto do Ministério do Desenvolvimento Social. “Ao estagiar dentro do CapacitaSuas, as discentes tiveram a oportunidade de fazer avaliação e monitoramento”, salienta a professora.  Para a realização do trabalho, elas acompanharam todo o programa como ouvintes e catalogaram os dados entrevistando profissionais do 1º Distrito que contempla a cidade de Aracaju e municípios adjacentes.

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: