ESTUDE NA UNIT
MENU

Importância da capacitação profissional para o mercado de trabalho


às 21h31
Compartilhe:

Você já parou para refletir como anda a sua carreira profissional? Já se permitiu fazer uma autoanálise ou até mesmo já imaginou como estará o seu posicionamento no mercado de trabalho em um curto ou longo período de tempo? Chega um novo ano e as pessoas idealizam muitas perspectivas para a vida pessoal e também profissional. Objetivos para serem cumpridos em um mundo de oportunidades. E, você já fez a sua listinha de metas para 2019?

Quando o assunto é emprego, as chances para ingressar no mercado de trabalho são alguns dos grandes desafios. No Brasil, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio contínua – PNAD –, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de dezembro, a taxa de desemprego atingiu 11,6%. Em números, são 12,2 milhões de pessoas em busca de trabalho no país.

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho tem buscado profissionais com grandes diferenciais, habilidades e técnicas que façam a diferença. Existe um emprego ideal? Como as pessoas podem conquistar uma vaga no mercado de trabalho que te satisfaçam profissionalmente. Além da qualificação, a capacitação profissional pode ser o que falta em seu currículo para a conquista desse espaço e alavancar a sua carreira.

A graduação é o primeiro passo para se destacar no mercado competitivo, mas não é só isso. Segundo o IBGE, no país, um profissional com diploma ganha 2,5 vezes a mais do que uma pessoa que tenha apenas o ensino médio. 

“Ter um curso superior já é um grande diferencial, mas o profissional tem que sempre buscar mais. A nova geração, por exemplo, vive uma busca incessante pela carreira perfeita. É preciso ter flexibilidade para se adaptar às opções oferecidas pelo mercado. Mesmo satisfeito, mas sentindo a necessidade de buscar novos desafios, é preciso determinar qual o seu real objetivo”, comenta a psicóloga e especialista em Organizações e Trabalho Maria Luísa Teodoro. Recentemente, a profissional assumiu a coordenação do Unit Carreiras, setor de empregabilidade da Universidade Tiradentes.

“Criar novas oportunidades de carreira representa também um crescimento profissional. É preciso planejar e vivenciar perspectivas diferentes. Sair do conforto, em muitos casos, também é interessante, e muitos estão dispostos a arriscar. Avaliar é necessário, onde estou e aonde quero chegar”, acrescenta a coordenadora.

Para ampliar as oportunidades é importante também investir na capacitação profissional.  Com ela há uma gama de opções para aperfeiçoamento, além de expandir os conhecimentos, preparando ainda mais para o mercado de trabalho. As empresas buscam profissionais que se mantenham sempre atualizados e alinhados com as tendências de mercado.

“Não existe uma varinha mágica. O profissional tem que buscar qualificação e capacitação profissional. Seja uma graduação, especialização, mestrado e doutorado ou até cursos de criatividade e inovação. Se você já está atuando e visa melhorias, o aperfeiçoamento é a palavra-chave. Cursos rápidos podem ser opções para quem busca ampliar os conhecimentos. Busque ferramentas e o que te satisfaz, trace objetivos e identifique o que realmente gosta. O idioma também é um diferencial”, enfatiza a especialista.    

“Uma outra dica para aqueles que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho é fazer uma autoanálise. Ao invés de se questionar por que as empresas estão buscando profissionais de outros locais, verificar o que as empresas exigem e buscar se capacitar. A próxima oportunidade pode ser sua. Aí entra o diferencial competitivo de cada um”, salienta Maria Luísa.

Empregabilidade em alta

Você ainda tem dúvida sobre qual a melhor opção para melhorar a sua carreira? Em instituições de ensino a empregabilidade ganha espaço. Setores estimulam estudantes para uma melhor trajetória, além de auxiliar egressos com a inserção no mercado de trabalho.     

“O nosso objetivo é desenvolver a carreira desse estudante e egresso, seja fazendo a ligação entre a universidade e o mercado de trabalho ou auxiliando na elaboração de currículo, dicas de como se portar em uma entrevista, planejamento de carreira e o entendimento do perfil profissional. Assim, conseguimos visualizar as exigências de mercado e oferecer oportunidades para grandes conquistas”, finaliza a coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa Teodoro. 

Compartilhe: