ESTUDE NA UNIT
MENU

Iniciação Científica: o início do sonho para ser pesquisador

O estudante José Lacerda Chagas Neto sonha em ser pesquisador e já começa a galgar o caminho com a Iniciação Científica.

às 11h23
O estudante do 6º período de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), José Lacerda Chagas Neto.
O estudante do 6º período de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), José Lacerda Chagas Neto.
Compartilhe:

Há quem prefira as atividades práticas de uma carreira, mas tem quem opte por uma carreira acadêmica, focada na produção científica. Uma forma de ingressar nesse mundo é participando ainda na graduação de projetos de Iniciação Científica. É o caso do estudante do 6º período de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), José Lacerda Chagas Neto. 

Para ele, participar da IC é a realização de um sonho. “A área da pesquisa sempre foi um sonho pra mim. Por isso, desde o começo do curso corri atrás pra conseguir fazer um projeto. Em 2021, tive a oportunidade de conhecer o meu querido professor Ricardo, o qual me deu a oportunidade de escrever um projeto e me orientar”, diz o estudante.

“A minha experiência na pesquisa foi uma forma de enxergar a ciência de outra forma, tem aberto muitas portas e conhecimentos que não imaginava um dia alcançar. A instituição me deu a oportunidade de conhecer pesquisadores incríveis. Por isso, a todos os estudantes  que têm o sonho de realizar a pesquisa, eu aconselho que se dedique e conquiste, pois é uma oportunidade inexplicável. Eu amo ser pesquisador”, afirma Neto.

Para o futuro, ele já sabe o que quer: continuar na carreira científica. “Meus próximos passos são realizar mais pesquisas, fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado, e futuramente ser professor e pesquisador de graduação”, revela.

O projeto

Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), no Laboratório de Morfologia e Patologia Experimental do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), José é orientado pelo professor Dr. Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Júnior. 

Juntos, eles realizam uma pesquisa para desenvolvimento de nanoformulação com potencial atividade antitumoral à base de complexos de inclusão com β-ciclodextrina, contendo extrato de Mikania glomerata rico em ácido ent-caurenóico.

 

Leia também: Aluno do 2º período de Direito pesquisa sobre Conflitos pela Água no Nordeste

Compartilhe: