ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluno do 2º período de Direito pesquisa sobre Conflitos pela Água no Nordeste

William Dantas, do curso de Direito de Itabaiana, sonha em seguir carreira acadêmica e já iniciou a construção do seu projeto de pesquisa

às 17h17
O aluno de Direito, William Dantas, e seu orientador, professor Fran Espinoza
Compartilhe:

O interesse em querer saber sempre mais sobre determinado assunto é o que move um pesquisador sem importar se está no início da sua formação ou com anos de carreira na pesquisa. O aluno do 2º período do curso de Direito da Universidade Tiradentes, campus Itabaiana, William Dantas, sonha em seguir carreira acadêmica e já iniciou a construção do seu projeto de pesquisa vislumbrando a iniciação científica. Conflitos Sociais e Políticos pela Água no Nordeste é o tema escolhido e já apresenta resultados.

No último 14 de maio, durante o evento Manhã da Família, William teve a oportunidade de apresentar aos participantes o início da sua pesquisa. Para o professor do curso de Direito e orientador da pesquisa, Fran Espinoza, a apresentação chamou a atenção de outros alunos.  “A pesquisa que ele iniciou a desenvolver e apresentou, criou o interesse nos alunos de Itabaiana por ele está iniciando a graduação. Nossa ideia era apresentar o projeto de pesquisa para sensibilizar sobre a problemática da água no Nordeste e também para receber o feedback dos alunos sobre o projeto em sim”, ressalta.

Espinoza relata que no primeiro dia de aula, quando explica aos alunos sobre os eventos científicos da universidade e a possibilidade de eles desenvolverem pesquisa. “Ao final da aula fico à disposição dos alunos para tirar as dúvidas. William veio falar comigo e iniciamos a conversar sobre a possibilidade de trabalharmos juntos. Ele é um aluno excepcional, expliquei como elaborar o projeto, enviei bibliografia e expliquei onde podia encontrar mais informações”, conta.

O jovem pesquisador e seu orientador aguardam a publicação do edital de seleção de projetos para submeter o trabalho. “A gente ainda não iniciou a pesquisa formalmente, pois estamos aguardando o edital 2022-2023, que possivelmente será lançado no próximo mês. Mas já conseguimos conversar facilmente sobre uma problemática que afeta o Nordeste como é a falta de água, a necessidade de implementação de políticas públicas e conseguimos identificar os setores políticos, econômicos e sociais envolvidos nos conflitos que envolvem a água no Nordeste”, afirma.

“Meu interesse pela pesquisa veio da vontade de seguir carreira acadêmica. Com isso, conversei com o professor de ciência política, Juan Francisco, e ele me convidou a elaborarmos este projeto de pesquisa. A importância real da pesquisa, para mim, é a propagação das informações e o estudo crítico da temática, para solucionar problemas identificados durante o desenvolvimento da pesquisa. A iniciação irá contribuir na minha carreira de forma positiva, tendo em vista que abre portas para a pós-graduação e com isso poderei ser professor e ainda ter currículo para os demais cargos da área do direito, inclusive nos concursos”, ressalta o estudante de direito, William Dantas.

 

Leia também:

Campus Unit Itabaiana recebe comunidade na 12ª Manhã da Família

Compartilhe: