ESTUDE NA UNIT
MENU

Inovação aberta impulsiona soluções criativas para empresas e indústrias

O Tiradentes Innovation Center, por meio de seu Fab Lab, foi reconhecido pelo Grupo Energisa por suas soluções criativas e inovadoras.

às 19h45
Tiradentes Innovation Center, situado no Campus Unit Farolândia, é reconhecido pelo Grupo Energisa
Tiradentes Innovation Center, situado no Campus Unit Farolândia, é reconhecido pelo Grupo Energisa
Compartilhe:

Em face à inovação e esforço contínuo aplicados em busca de resultados práticos, o moderno laboratório de prototipagem do Tiradentes Innovation Center (TIC), chamado de Fab Lab, foi reconhecido pelo Grupo Energisa. A placa foi entregue em cerimônia realizada em fevereiro no TIC, situado no campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes.

A parceria entre o Tiradentes Fab Lab e o Grupo Energisa é um exemplo de colaboração bem-sucedida desde 2023 e se dá por meio da inovação aberta ou open innovation, como também é conhecido. Trata-se de uma estratégia que potencializa a criatividade, supera desafios e conquista o sucesso no mercado competitivo. Inclusive, esta pode ser a ação propulsora no desenvolvimento de soluções empresariais e industriais criativas.

Essa estratégia envolve a colaboração e compartilhamento de ideias com fontes externas, impulsionando a inovação. “Nossas parcerias vão além de evidenciar o compromisso do Fab Lab como facilitador da inovação aberta. Elas também destacam os benefícios tangíveis que nossos parceiros alcançaram, incluindo a conquista de novas patentes”, ressalta o coordenador do Tiradentes Fab Lab, Marcelo Maynart.

“Ao invés de depender exclusivamente dos recursos internos, por meio da inovação aberta, as organizações buscam integrar conhecimentos e recursos externos para impulsionar o desenvolvimento de novas ideias, produtos ou serviços. Assim, é possível ampliar horizontes e aproveitar a diversidade de perspectivas, estimulando a criatividade e a eficiência”, completa Maynart.

Ou seja, inovação aberta ou open innovation representa uma mudança significativa na abordagem das empresas para o aprimoramento de ideias e soluções criativas. “A parceria da Energisa com o Fab Lab tem sido muito produtiva para todos nós. Primeiro porque conseguimos transformar uma ideia em produto, contribuindo e colaborando mutuamente: tanto a Energisa com o Fab Lab, quanto o Fab Lab com a Energisa”, afirma o coordenador de gestão da inovação do Grupo Energisa, Thiago Antônio.

Fab Lab

O Fab Lab do Tiradentes Innovation Center se consolidou como referência no modelo inovação aberta, estabelecendo parcerias com empresas de diversos setores, como energia (por meio da Grupo Energisa), saúde (via Decós Hospital), pesquisas científicas (com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa), além da indústria de alimentos e bebidas. Essas empresas se beneficiaram realizando projetos de prototipagem, desenvolvendo produtos e ferramentas inovadoras, resultando até mesmo em patentes.

Tiradentes Innovation Center

O Tiradentes Innovation Center (TIC) é um centro de inovação dedicado a conectar pessoas, instituições e fomentar a inovação e o empreendedorismo na área de novas tecnologias que possam impactar a economia, a sociedade e o futuro da educação. 

Oferece incubação de startups, utilizando a metodologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), arenas e ambientes colaborativos para eventos e capacitações, bem como um Fab Lab credenciado internacionalmente para prototipagem e fabricação digital. 

Além disso, o TIC fornece soluções corporativas, como elaboração e acompanhamento de planejamentos estratégicos, suporte e execução de projetos de inovação aberta, visando a criação de produtos e soluções personalizadas para impulsionar empresas e o mercado em geral.

São mais de 1.700 ações e eventos realizados entre os anos de 2019 e 2023, mais de 7.500 itens de equipamentos de proteção individual produzidos e doados pelo Fab Lab para o enfrentamento da COVID-19; e mais de 820 docentes capacitados nas ferramentas da plataforma Google For Education.

Leia mais: Engenharia Mecânica: alta empregabilidade e formação completa na Unit

Compartilhe: