ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Direitos Humanos

Esse ano as atividades do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD) giram em torno das comemorações dos 10 anos de atuação 

às 18h49
Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD)
Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD)
Compartilhe:

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD) da Universidade Tiradentes (Unit) está com seleção aberta para os cursos de Mestrado e Doutorado até o dia 31 de janeiro. São ofertadas trinta vagas para o curso de Mestrado e oito vagas para o curso de Doutorado. 

Esse ano, as novidades do PPGD giram em torno das atividades comemorativas dos dez anos de formação do Programa. Serão realizados eventos com participação de pesquisadores nacionais e internacionais.

O Programa

O Programa desdobra-se em duas linhas de pesquisa relevantes para a sociedade contemporânea: Direitos Humanos na Sociedade e Direitos Humanos, Novas Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável. As linhas visam oferecer subsídios e ferramentas compatíveis à formulação de políticas públicas, à elaboração normativa e à atuação judiciária comprometida com a potencialização de Direitos Humanos.

Atualmente são oferecidas vagas no processo seletivo para mestrado e doutorado em Direitos Humanos têm como objetivo central desenvolver pesquisas e estudos avançados na área do Direito, com concentração em Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva crítica, não eurocentrista, que contemple as experiências latino-americanas e as especificidades e potencialidades dos saberes locais, da cultura e tradição brasileira.

O Programa também oferece, quando disponíveis, bolsas de estudo de agências de fomento de pesquisas como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), fundações, empresas e/ou de instituições privadas aos alunos que atendem às exigências e critérios destas agências/órgãos e às normas do Regulamento Interno do PPGD.

Inscrições PPGD 

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes é desenvolver pesquisas e estudos avançados na área do Direito, com foco nos Direitos Humanos, sob uma perspectiva crítica, não eurocêntrica, que contemple experiências, especificidades e potencialidades latino-americanas do conhecimento local, da cultura brasileira e narrativas históricas que constituem nossa tradição, para enfrentar dimensões que atualmente geram desafios importantes para o universo jurídico, como as complexidades sociais, as novas tecnologias e o ambiente natural.

O Processo Seletivo será conduzido em diferentes etapas para os cursos de Mestrado e Doutorado. As etapas são eliminatórias e classificatórias. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve prestar atenção aos pré-requisitos descritos no Edital.

As inscrições serão realizadas exclusivamente na forma on-line através do site. Os interessados podem tirar suas dúvidas pelo e-mail: ppgd@unit.br  ou pelo telefone: (79) 3218-2112.

 

Leia mais: Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente está com edital aberto

Compartilhe: