V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Inscrições abertas para os editais de mestrado e doutorado do PEP da Unit

Com duas linhas de pesquisas, processo seletivo do PEP (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) segue até o dia 25 de janeiro

às 22h27
Compartilhe:

Com grande destaque a nível nacional, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Universidade Tiradentes abre inscrições para novas turmas de mestrado e doutorado. Lançado no último dia 15 de outubro, o processo seletivo segue até o dia 25 de janeiro.

Figurando entre os melhores do Nordeste e do país, o PEP tem conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, significando um nível de excelência nacional. Atualmente, existem apenas três programas em Engenharia Química/Engenharia de Processos com conceito 5 no Brasil, entre eles o da Universidade Tiradentes.

“A conquista desse resultado é fruto de muito trabalho e comprometimento com a qualidade na formação dos alunos e nos resultados das pesquisas. Temos um corpo docente altamente qualificado com 60% desse quadro contemplado com bolsas do CNPq, órgão nacional que investe em projetos e pesquisadores. Para se ter uma ideia da grandiosidade desse feito, na área de Engenharia Química são contemplados apenas 165 pesquisadores com bolsas de pesquisa no país. Os nossos professores estão nesta seleta lista tendo assim um reconhecimento nacional e paridade entre as pesquisas realizadas nacionalmente”, salienta a professora Dra. Eliane Cavalcanti, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos.

Com duas linhas de pesquisas voltadas para o uso e transformação de Recursos Minerais e Energéticos e o uso e transformação de Recursos Agrícolas, os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia de Processos visam formar recursos humanos qualificados para desenvolver atividades profissionais e acadêmicas, capazes de atuar na solução de problemas tecnológicos de interesse industrial, contribuindo positivamente para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico.

Para o desenvolvimento das pesquisas, o programa tem parceria com o Instituto de Tecnologia  e Pesquisa – ITP, importante e moderno centro de pesquisa do estado.

Processo Seletivo

Entre as etapas para o processo seletivo estão a análise da documentação, avaliação de leitura e compreensão da língua inglesa, entrevista e avaliação curricular. Para o doutorado, haverá entrevista, apresentação e defesa do plano de trabalho.

Serão ofertadas 20 vagas para mestrado e 15 para o doutorado. O resultado final será divulgado no dia 4 de fevereiro de 2019 na página do programa.

Para outras informações sobre documentação, etapas do processo seletivo e acesso ao edital, clique aqui.

 

Compartilhe: