ESTUDE NA UNIT
MENU

Inteligência Artificial é tema de palestra durante aula inaugural

Durante aula inaugural, MVP da Microsoft destaca os avanços da tecnologia e o uso adequado para que ela represente benefícios para a sociedade.

às 17h49
A participação efetiva da comunidade acadêmica
A participação efetiva da comunidade acadêmica
Ângelo Belchior , pela Microsoft
Professor Fábio Santos à frente dos cursos de computação
Compartilhe:

Alunos ingressantes nos cursos de Computação da Universidade Tiradentes – Unit – participaram na noite da última quinta-feira, 5, da aula inaugural, oportunidade em que foi lançada a Academia de Inteligência Artificial numa parceria entre a instituição sergipana e a Microsoft

Alunos de Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Redes de Computadores e Analise e Desenvolvimento de Sistemas que recém-chegaram à Universidade participaram da aula inaugural promovida pela coordenação dos cursos.

Durante o evento, o Most Valuable Professional da Microsoft, Ângelo Belchior, apresentou um panorama do que existe de Inteligência Artificial disponível para que as pessoas possam utilizá-las dentro da plataforma da empresa transacional americana com sede em Redmond, Washington.

O prêmio Microsoft Most Valuable Professional (MVP) é dado a “líderes comunitários que já demonstraram um compromisso exemplar ao ajudar os outros a obter o máximo de sua experiência com as tecnologias Microsoft.” Os premiados são pessoas que “compartilham sua paixão excepcional, o conhecimento do mundo real, e conhecimentos técnicos com a comunidade e com a Microsoft.” Ângelo Belchior é um dos cerca de quatro mil MVPs, existentes no mundo mediante o reconhecimento da empresa americana.

“A nossa ideia é mostrar como conseguimos mudar a vida das pessoas utilizando algumas das ferramentas disponibilizadas pela Microsoft”, explica Ângelo, acrescentando que a sua pretensão é mostrar as possibilidades de acesso e a necessidade de as pessoas estarem preocupadas com o que será feito de forma benigna com todo o poder computacional existente atualmente.

O palestrante acredita que ações como essa aula inaugural da Unit, de abrir suas portas para a apresentação de conteúdos e disseminação de debates entre os estudantes, são de fundamental importância a sociedade. “A Inteligência Artificial (IA) já faz parte do nosso cotidiano e pode ser devastadora. Precisamos focar nossos esforços para transformar a sociedade e o meio em que vivemos através da boa utilização da IA”, sugere o especialista.

Parceria Microsoft

“Nos últimos anos, viemos fechando parcerias com diversos fabricantes de tecnologia e também com a Microsoft, empresa que lançou essa iniciativa chamada de Academia de Inteligência Artificial e nos procurou para que fôssemos um dos parceiros a utilizar em nos nossos currículos algo voltado especificamente para a IA”, esclarece o professor e coordenador dos cursos de Computação, Fábio Batista Santos.

Para ele, a Inteligência Artificial já é utilizada com muita assiduidade e a palestra vai ajuda-los a imergir cada vez mais neste universo. “Além dos cursos da área da Computação, a parceria entre a Unit e a Microsoft disponibiliza material sobre IA para áreas específicas como Saúde, negócios, educação a fim de que todos estejam inteirados das novidades deste meio que nunca param de surgir”, conclui o professor Fábio.

Compartilhe: