ESTUDE NA UNIT
MENU

Intercâmbio

Estudo realizado no Instituto de Pesquisa e Tecnologia estreita relação entre Unit e universidade argentina

às 10h32
Aluna Carla Nahir Haidar da Universidade de Rosario da Argentina entre professor Dr. Álvaro Lima e pós doutorando Matheus Mendonca Pereira
Aluna Carla Nahir Haidar da Universidade de Rosario da Argentina entre professor Dr. Álvaro Lima e pós doutorando Matheus Mendonca Pereira
Compartilhe:

 Por meio de parceria estabelecida entre a Universidade Tiradentes e a Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, a doutoranda em Farmácia Bioquímica Carla Nahir Haidar veio ao Brasil para realizar a parte experimental de sua pesquisa, fruto da junção de estudos entre os dois países.

A experiência de intercâmbio, que durou três meses, foi encabeçada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (ITP), Álvaro Lima, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes. 

Durante sua estadia, a estudante conduziu experimentos sobre a produção sequenciada com o isolamento de biossurfactantes utilizando diferentes microrganismos com a orientação do professor Dr. Álvaro Lima e supervisão do pós-doutorando Matheus Mendonça Pereira. O projeto realizado possibilitou a junção do processo fermentativo otimizado na Argentina com o protocolo de concentração e isolamento desenvolvido pelos docentes Álvaro Lima e César Costa Pinto, juntamente com a aluna Maira Thynara Silva.

“O projeto teve o intuito de aproximação entre pesquisadores da América Latina, principalmente da América do Sul, nomeadamente as professoras Luciana Pelegrini e Bibniana Nerli da Argentina. Com a pesquisa já geramos bons resultados, os quais serão apresentados em congresso na cidade de Tucumã, na Argentina, e artigos científicos. Além disso, é importante destacar também a criação de um ambiente multicultural no ITP e na Unit”, declara o professor Álvaro.

Compartilhe: