ESTUDE NA UNIT
MENU

Intercâmbio entre pesquisadores

Iniciativa pioneira do Programa de Mestrado em Saúde e Ambiente da Unit recepciona quatro futuros mestres do México

às 10h26
Durante 30 dias, Diana Fandino, Lina Nielo, Rafael Calvillo e Vanessa Vasquez, estudantes de mestrado do Programa de Medicina Social da Universidade Autônoma Metropolitana do México estarão na Universidade Tiradentes para cursar a disciplina de Metodologias Qualitativas sob a orientação da professora Dra. Marlizete Maldonado.
Compartilhe:

A iniciativa pioneira faz parte do convênio firmado entre as duas instituições de ensino por meio do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit, que visa compartilhar conhecimentos e trocas de experiências através da disciplina, participação de seminários visitas de campos, contatos com outros serviços de acordo com cada pesquisa desenvolvida, entre outras atividades.

“É a primeira vez que a universidade recebe quatro mestrandos e de uma instituição de ensino muito conceituada. Eu me sinto muito orgulhosa pela confiança que foi depositada em mim pela coordenação do programa da instituição mexicana”, declara a professora Marlizete. O contato surgiu durante o pós-doutorado da docente na Universidaed Autônoma ao ministrar uma disciplina similar.

“A matéria conta com a participação de estudantes de iniciação científica e do programa de mestrado e doutorado da Unit. Esta interação é muito importante porque eles vão compartilhar conhecimentos. Todos estão interessados em conhecer as realidades dos países. É um primeiro passo para que a gente comece a estruturar esta internacionalização na pós-graduação stricto sensu”, afirma a professora.

“Esta uma grande oportunidade e ficamos muito agradecidos pela possibilidade de nos receber nesta universidade pela necessidade de conhecer o mundo que vivemos. Minha expectativa é encontrar as perspectivas, saber como enfrentam a complexidade de problemas sanitários e como são organizados socialmente para o enfrentamento da situação de saúde no país”, conta Vanessa Vasquez.

“Será uma experiência enriquecedora. Conhecer os mestres daqui para ajudar em nossa investigação que estamos realizando no México. O meu, por exemplo, é relacionado ao câncer de mama. Este intercâmbio irá me mostrar as posturas teóricas que estamos utilizando e observar a realidade de outros locais. Irá me acrescentar pessoalmente e profissionalmente o vínculo com outros colegas”, observa Lina Nielo.

“A área de trabalho da professora Marlizete tem relação com o meu projeto de pós-graduação. Minha expectativa e conhecer pessoas que tenham uma formação diferente da nossa, esta perspectiva social. Além disso, quero melhorar meu português”, diz Diana Fandino

“A minha expectativa é conhecer novos conceitos, definições e como são abordados os fenômenos de saúde neste país e nesta região. Assim como observar a minha linha de investigação, os estabelecimentos e verificar novas estratégias para reduzir a mortalidade materna. Além disso, conhecer os costumes e novas pessoas”, finaliza Rafael Calvillo.

Compartilhe: