ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada pedagógica dá início a novo período acadêmico

Promovido pela Unit o evento reúne todos os cursos e oportuniza maior interação entre docentes

às 16h50
Ao dar início aos trabalhos o professor Uchôa apresenta a palestrante à academia
Ao dar início aos trabalhos o professor Uchôa apresenta a palestrante à academia
A doutora Beatriz na palestra de abertura da Jornada
Professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior destaca conquistas da Unit
Participantes são motivados por temas de interesse comum
Professores de todas as áreas marcaram presença na abertura da Jornada
Compartilhe:

Com temas escolhidos com o propósito de facilitar a dinâmica das relações entre os professores que atuam nas dezenas de graduações ofertadas, a Jornada de Mobilização Pedagógica caracteriza o início do período acadêmico.

O mundo do trabalho: entre tecnologias, práxis e aprendizagens é o tema da palestra proferida pela professora Beatriz Balena durante a abertura oficial da Jornada de Mobilização Pedagógica ocorrida na tarde dessa quarta-feira, 24, no espaço do minshopping do Campus Farolândia.

Considerado com o ponto de partida para o desenvolvimento das atividades acadêmicas à cada início de período letivo, a Jornada de Mobilização Pedagógica da Unit revela uma preocupação constante da Diretoria de Graduação em possibilitar que o corpo docente da instituição possa, nesse período, renovar seus conhecimentos, experimentar novas metodologias e acima de tudo interagir com os docentes dos demais cursos. Trata-se de um evento já consolidado cujo objetivo é alicerçar a formação docente de maneira contínua.

A pedagoga Michelline Roberta da Diretoria de Graduação, departamento responsável pela elaboração da Jornada lembra que o evento teve início com o planejamento dos cursos e prossegue como temáticas específicas como a tratada na abertura oficial em que a professora Beatriz Balena falou sobre O mundo do trabalho: entre tecnologias, práxis e aprendizagens. “É uma oportunidade de envolvimento dos professores com a aplicação de novas tecnologias e discussão de conteúdos”, salienta Michelline.

“Esse é m processo de construção coletiva onde há a participação efetiva de professores e coordenadores dos cursos orientados por uma lógica de desenvolvimento acadêmico”, explica o Superintendente Acadêmico da Unit, professor Temisson José dos Santos.

Sobre a palestra de abertura da Jornada a professora Beatriz diz tratar-se de uma oportunidade para os professores que desejam se preparar para o início de mais um período letivo possam discutir questões pertinentes à categoria. “Desde que seja com o propósito de pensar sobre a forma como os impactos da tecnologia afetam os estudantes e de que forma os professores podem reagir a isso”, explica a palestrante.

O professor Álvaro da Silva Lima, um dos participantes lembra que a Jornada representa um momento em que é possível conhecer internamente as normas de ensino e aprendizado para que estas sejam aplicadas.

A diretora de Graduação enfatiza que um dos principais objetivos da jornada é possibilitar a integração entre os docentes, sejam eles veteranos ou não. “A capacitação promovida com a oferta de seminários e debates é outro ponto alto da Jornada”, lembra a professora.

“É uma oportunidade ímpar de trocarmos experiências, de ouvirmos lições de quem possui bagagem suficiente para nos transmitir”, diz o reitor da Unit, professor Uchôa em sua fala de abertura da Jornada.

Ao enfatizar que a Jornada Pedagógica abre os trabalhos do semestre letivo, o Superintendente do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior destaca que o seu principal objetivo é reunir os professores para discutir sobre temas indispensáveis como é, por exemplo o que trata das novas tecnologias. “Esse é um momento onde todos estamos integrados e ao longo da semana os professores se distribuirão em grupos e em oficinas para que isso possa cada vez mais se aprofundar nas boas práticas de sala de aula e na metodologia específica de cada curso e de cada área”, conclui o professor Júnior.

Não é por acaso, todavia, que entre os diversos assuntos tratados, temas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem e Google For Education: outras formas de trabalhar como os processos educacionais estão entre os debates mais participativos sendo aguardado com expectativa para a tarde desta quinta-feira, 25, oportunidade em que será proferido pelos professores Fábio Santos e Analu Neves. Participe, acompanhe aqui a programação!

Compartilhe: