Com temas escolhidos com o propósito de facilitar a dinâmica das relações entre os professores que atuam nas dezenas de graduações ofertadas, a Jornada de Mobilização Pedagógica caracteriza o início do período acadêmico.
O mundo do trabalho: entre tecnologias, práxis e aprendizagens é o tema da palestra proferida pela professora Beatriz Balena durante a abertura oficial da Jornada de Mobilização Pedagógica ocorrida na tarde dessa quarta-feira, 24, no espaço do minshopping do Campus Farolândia.
Considerado com o ponto de partida para o desenvolvimento das atividades acadêmicas à cada início de período letivo, a Jornada de Mobilização Pedagógica da Unit revela uma preocupação constante da Diretoria de Graduação em possibilitar que o corpo docente da instituição possa, nesse período, renovar seus conhecimentos, experimentar novas metodologias e acima de tudo interagir com os docentes dos demais cursos. Trata-se de um evento já consolidado cujo objetivo é alicerçar a formação docente de maneira contínua.
A pedagoga Michelline Roberta da Diretoria de Graduação, departamento responsável pela elaboração da Jornada lembra que o evento teve início com o planejamento dos cursos e prossegue como temáticas específicas como a tratada na abertura oficial em que a professora Beatriz Balena falou sobre O mundo do trabalho: entre tecnologias, práxis e aprendizagens. “É uma oportunidade de envolvimento dos professores com a aplicação de novas tecnologias e discussão de conteúdos”, salienta Michelline.
“Esse é m processo de construção coletiva onde há a participação efetiva de professores e coordenadores dos cursos orientados por uma lógica de desenvolvimento acadêmico”, explica o Superintendente Acadêmico da Unit, professor Temisson José dos Santos.
Sobre a palestra de abertura da Jornada a professora Beatriz diz tratar-se de uma oportunidade para os professores que desejam se preparar para o início de mais um período letivo possam discutir questões pertinentes à categoria. “Desde que seja com o propósito de pensar sobre a forma como os impactos da tecnologia afetam os estudantes e de que forma os professores podem reagir a isso”, explica a palestrante.
O professor Álvaro da Silva Lima, um dos participantes lembra que a Jornada representa um momento em que é possível conhecer internamente as normas de ensino e aprendizado para que estas sejam aplicadas.
A diretora de Graduação enfatiza que um dos principais objetivos da jornada é possibilitar a integração entre os docentes, sejam eles veteranos ou não. “A capacitação promovida com a oferta de seminários e debates é outro ponto alto da Jornada”, lembra a professora.
“É uma oportunidade ímpar de trocarmos experiências, de ouvirmos lições de quem possui bagagem suficiente para nos transmitir”, diz o reitor da Unit, professor Uchôa em sua fala de abertura da Jornada.
Ao enfatizar que a Jornada Pedagógica abre os trabalhos do semestre letivo, o Superintendente do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior destaca que o seu principal objetivo é reunir os professores para discutir sobre temas indispensáveis como é, por exemplo o que trata das novas tecnologias. “Esse é um momento onde todos estamos integrados e ao longo da semana os professores se distribuirão em grupos e em oficinas para que isso possa cada vez mais se aprofundar nas boas práticas de sala de aula e na metodologia específica de cada curso e de cada área”, conclui o professor Júnior.
Não é por acaso, todavia, que entre os diversos assuntos tratados, temas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem e Google For Education: outras formas de trabalhar como os processos educacionais estão entre os debates mais participativos sendo aguardado com expectativa para a tarde desta quinta-feira, 25, oportunidade em que será proferido pelos professores Fábio Santos e Analu Neves. Participe, acompanhe aqui a programação!