Um convite para inspirar e transformar a profissão através da formação continuada e permanente. Esta é a proposta da Jornada Pedagógica 2025.2, que foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 9, no Bloco G do Campus Farolândia. O evento semestral reúne todo o corpo docente da Universidade Tiradentes (Unit), do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit Pernambuco) e da Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), através de palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades de planejamento acadêmico, voltadas principalmente para a capacitação, formação e atualização de informações.
Esta edição do evento propõe reflexões sobre os conceitos de competência acadêmica e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), dentro da metodologia que a Unit está implementando em parte de seus cursos há cerca de dois anos. Segundo o pró-reitor de Graduação e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares, a ideia é levar os professores a pensar nessa nova proposta modelar e pedagógica, com o olhar da competência exigida pelo mercado para a formação do profissional de hoje.
“O mercado quer um profissional que esteja pronto, preparado para pensar criticamente, refletir e gerar alternativas para os problemas que a gente tem enfrentado, desde as questões ambientais, até às questões econômicas e sociais que o país enfrenta. A ideia da Jornada é pensar um pouco nessa prática a partir dessas duas concepções. Estamos contribuindo para que os docentes reflitam sobre a sua prática e encontrem a cada semestre uma energia nova para repensar essa prática e atualizá-la, no sentido de que a gente tem alunos novos a cada semestre, tem novas dificuldades pedagógicas e precisa estar renovando sistematicamente esse olhar que a gente tem em relação à formação profissional, que é o papel e a responsabilidade da universidade”, diz Linhares.
As atividades da Jornada Pedagógica também incluem componentes curriculares da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação para Competências no Ensino Superior, lançada na edição passada da Jornada (2025-1) e voltada aos professores das Units e da Fits. Toda a programação da edição atual foi formatada a partir deste eixo central, incluindo oficinas que fortalecem elementos do modelo acadêmico da universidade, a exemplo da ABP.
“Outra coisa que a gente vai trabalhar muito fortemente é a questão da elaboração dos projetos para serem submetidos à plataforma Brasil, porque, afinal de contas, nós somos uma universidade e temos um tripé, que é ensino, pesquisa e extensão. Temos a intenção de fortalecer a intencionalidade pedagógica do professor a partir do momento em que ele assume um desses componentes curriculares e ele precisa ter a ciência dos objetivos, das sequências lógicas que precisam ser apresentadas aos alunos e fazer com que ele seja o mediador do conhecimento para facilitar a aprendizagem dos alunos”, explica a professora Simone Amorim, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) e coordenadora da organização da Jornada.
Inovação e resistência
O palestrante convidado para abrir a jornada foi o professor francês Bernard Charlot, que é livre-docente pela Université Paris-Nanterre (Paris X), em Paris (França), e foi professor visitante da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de professor emérito de universidades da França, da Tunísia e de Portugal. Ele fez a palestra com o tema “Ser professor hoje em dia. Por que, para que e como?”, na qual fez reflexões sobre os desafios a serem enfrentados pelos professores e pelas universidades nos tempos atuais, marcados tanto pelo acirramento das rivalidades e ideologias políticas quanto pelo avanço das ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial.
“O professor de informação está morto, porque ninguém pode fazer todo o trabalho que faz o Google. Você entra com algumas palavras e vai encontrar textos, gráficos, estatísticas, fotografias, vídeos… um monte de coisas que nenhum professor tem tempo e até competência para reunir, mas que o estudante pode encontrar no Google. Por outro lado, nunca foi tão necessário como hoje um professor de saber. Porque ‘informação’ e ‘saber’ não são a mesma coisa. O que se faz com as várias informações que você encontrar? Como colocá-las juntas para criar sentidos, entender problemas, encontrar soluções? Para isso é necessário um professor de saber”, exortou Charlot.
Ele usou como exemplo o ChatGPT, uma das principais ferramentas de inteligência artificial que são utilizadas atualmente. Para o francês, elas podem reunir milhões de informações e no menor tempo possível, mas cometem muitos erros ao organizá-las em seus resultados. “O professor de saber vai ter que integrar também o uso do ChatGPT. Já tem professor que usa, pedindo aos alunos para procurar [determinado assunto] no ChatGPT e de analisar para encontrar os erros dele, pedagogicamente. Temos que entrar nessa modernidade e o professor nesse momento tem que fazer duas coisas. Primeiro, aceitar essas inovações técnicas, e segundo é resistir, porque nesse momento a escola e a universidade são os principais lugares de resistência contra a barbárie que está crescendo. O contrário da barbárie é a educação, e o conhecimento é o contrário da ignorância”, completa o francês.
Espaço de troca
A Jornada Pedagógica da Unit já está consolidada como um importante espaço de troca de informações e experiências entre os professores das mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo com a integração entre os colegas e os cursos. “Eles sempre trazem temas inerentes para que nosso semestre letivo seja mais produtivo como professor. Isso nos ajuda a fazer todo o planejamento para 2025.2 e semestres subsequentes porque eles sempre trazem um tema importante, um tema inerente a aquele semestre letivo ou algo que seja novidade no tema da educação do ensino superior. A gente acaba também interagindo com os diversos cursos e com as diversas áreas de formação. Isso não só na nossa esfera de curso”, observa o professor Luiz Gomes Neto, dos cursos de Tecnologia da Informação.
“Eu sempre vejo a jornada com muitos bons olhos, porque é um momento de aprendizado e de troca com os colegas e com os palestrantes. Não só na abertura, como em tudo que é ofertado. São momentos em que a gente está na sala de aula, mas não está com o aluno. A gente está trocando nossas experiências com outros colegas, ouvindo outras experiências. E tudo que a gente aprende aqui na jornada, a gente leva para a sala de aula de imediato. E aí, a gente vai com um novo olhar para a sala de aula e faz a troca com os alunos”, destaca a professora Cândida Oliveira, da disciplina Experiências Extensionistas, que envolve os mais variados cursos da Unit.
Anúncios e apresentações
O diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão, que representou o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça, fez a abertura oficial da Jornada, destacando que os professores estão iniciando o semestre letivo sob a luz do Novo Marco Regulatório do Ensino Superior, publicado em maio deste ano pelo Ministério da Educação para atualizar e reorganizar a oferta de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância em instituições públicas e privadas de todo o Brasil.
“São decretos por caminhos que estão nos oferecendo desafios e oportunidades. A Unit, em suas diferentes instâncias, está discutindo o tema e organizando um workshop para fazer um debate aprofundado sobre o assunto. Nós temos muitos desafios em função desse novo marco regulatório, mas também, como diz o nosso vice-reitor e diretor-executivo do Grupo, o professor [Jouberto Uchôa] Júnior, temos muitas oportunidades nesse marco regulatório. E vamos precisar muito de vocês, muito dos professores e das coordenações para a gente pensar o futuro da instituição”, anunciou Wandir, prevendo que esse workshop deve acontecer no próximo mês de agosto.
A abertura também marcou quatro importantes anúncios aos professores. A diretora de Recursos Humanos da Unit, Alessandra de Faria, fez o anúncio de novos benefícios destinados aos docentes e colaboradores, incluindo um serviço voltado para a assistência psicológica e a realização de terapias. Em seguida, a professora e pesquisadora Patrícia Severino, do Programa de Biociências e Saúde (PBS), foi apresentada oficialmente como a nova pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, assumindo a responsabilidade pelos cursos e núcleos de pós-graduação da Unit, além das áreas que lidam diretamente com a pesquisa científica e tecnológica, incluindo a iniciação científica nos cursos de graduação.
O diretor-executivo do Tiradentes TechPark, professor Denisson Salustiano dos Santos, apresentou o novo parque tecnológico, que está sendo implementado pelo Grupo Tiradentes em parceria com a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE). Ele irá funcionar no Campus Farolândia e será um espaço para a atração e criação de empresas e startups nos segmentos de tecnologia, engenharia e outras áreas relacionadas à inovação. E o professor Douglas de Moura Andrade, docente de Administração e coordenador do Escritório de Empresas, falou sobre o núcleo, responsável pela intermediação de demandas para o desenvolvimento de projetos pelos alunos dos cursos ligados ao modelo ABP.
Para conferir a programação completa da Jornada Pedagógica 2025.2, acesse: www.unit.br/jornada-pedagogica.
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