Ao compreender o funcionamento de uma instituição como a Universidade Tiradentes (Unit), é possível entender as potenciais colaborações em projetos futuros que visem o desenvolvimento educacional e científico da região. Assim, o senador da república por Sergipe, Alessandro Vieira, visitou o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa de Mendonça, na manhã desta quarta-feira, 16.
Também fez parte da agenda, conhecer o Tiradentes Innovation Center, que foi apresentado pelo diretor-presidente Domingos Machado. “É sempre uma alegria receber pessoas que podem fazer a diferença e que pensem na inovação e tecnologia com a relevância que possuem”, diz.
“Eu sou fruto do trabalho da Tiradentes como aluno aqui da primeira turma do curso de Direito do campus Farolândia. Voltar agora, para ver os projetos de pesquisa, de extensão e as possibilidades que a gente tem de cada vez mais colaborar com o crescimento da sociedade sergipana, é sempre muito bom. Além do prazer, claro, de encontrar novamente o professor Uchôa”, comenta o senador Alessandro Vieira.
Após conhecer as modernas instalações do centro de inovação, foi a vez do senador visitar os laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. Para o diretor presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Paulo do Eirado Filho, a visita do senador ao campus Unit Farolândia representa a força que o Ecossistema Tiradentes possui. “É muito importante a visita de uma autoridade que tem forte ligação com Sergipe, que pode abrir um canal para a inovação, para o empreendedorismo, para a revisão, de um modo geral, da educação e a melhor preparação, acima de tudo, dos alunos. Então, essa visita do senador é muito importante para ter uma leitura de como a integração do ITP, à Unit e ao TIC, pode impactar a sociedade em geral”, pontua Eirado Filho.
O diretor de relações institucionais da Unit, professor Valter Santana, acredita no poder de parcerias para o desenvolvimento regional da Educação. “O senador Alessandro tem um olhar muito forte para a educação e desenvolvimento. Essa é uma oportunidade de mostrar aquilo que é feito aqui em prol do benefício educacional e do desenvolvimento do estado para que possamos alinhar estratégias nesse contexto em conjunto. O momento também é oportuno para apresentá-lo o projeto do novo Parque Tecnológico de Sergipe, o Tiradentes Tech Park”, coloca Valter Santana.
Sobre o projeto do Tiradentes Tech Park, Alessandro Vieira reforça a postura de vanguarda da Unit. “É novamente a Universidade Tiradentes impulsionando Sergipe para o caminho do desenvolvimento. A demanda de mão-de-obra, de preparação e de ensino é justamente voltada, hoje, para a tecnologia. Os melhores empregos vão estar na tecnologia, por isso a necessidade de a sociedade avançar nesse caminho. E a gente vai estar ajudando Sergipe também a seguir nessa jornada”, conclui o senador.
Leia mais: Acesso à Justiça para a comunidade Xokó é tema de TCC de estudante de Direito