ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada Pedagógica encerra atividades com palestras e Spa Docente

Centenas de professores participaram do encerramento da Jornada de Mobilização Pedagógica. ‘Criatividade e inovação em sala de aula’ foi uma das temáticas discutidas nesta sexta-feira, 26 de julho

às 20h13
Compartilhe:
Professor Evandro Neto: "Criatividade é base fundamental para qualquer metodologia"

Professor Evandro Neto: “Criatividade é base fundamental para qualquer metodologia”

Centenas de profissionais da educação se reuniram nesta sexta-feira, 26 de julho, e marcaram o último dia da Jornada de Mobilização Pedagógica da Universidade Tiradentes, cujo tema desta edição foi ‘Educação por competência’. No auditório do bloco D do Campus Aracaju Farolândia, os docentes repensaram sua metodologia em sala de aula através da palestra ‘Criatividade e inovação em sala de aula’, ministrada pelo coordenador da Agência Prática Experimental e professor dos cursos de Comunicação Social, Evandro Neto.

“É uma característica do Brasil, uma vez que a maioria da população é de classe C, de que nossos alunos venham para a sala de aula comprar um diploma. Nosso objetivo é apresentar para os professores a possibilidade de usar a criatividade para trazer diferenciais para nós e, consequentemente, oferecer um diferencial para o aluno. Ou começamos a mudar a maneira de apresentar o conteúdo ou não será mais necessário estar aqui para aprender”, analisa o professor Evandro. Durante a palestra, ele também ressaltou a importância da constante renovação dos profissionais da educação. “Sair da rotina dói, mudar dói. Não há crescimento na zona de conforto. Criatividade é base fundamental para qualquer metodologia e o professor deve centrar o processo numa educação por competência”, acrescenta.

Professores avaliaram a saúde no Spa Docente

Professores avaliaram a saúde no Spa Docente

A coordenadora do curso de Gastronomia, Kátia Viana, participou desde o começo da Jornada de Mobilização Pedagógica e percebeu que as discussões contribuíram para a melhoria do trabalho desenvolvido em sala de aula. “A Jornada nos prepara para a nova geração de alunos, porque temos que acompanhar esta mudança. Acredito que podemos inovar no estilo em sala de aula, se aproximando mais do aluno como educador, usar recursos tecnológicos e trabalhar a motivação dos nossos estudantes. Já em busca deste diferencial no curso, programamos para este semestre o Festival Gastronômico e o evento que reunirá mais de 20 coordenadores de cursos de Gastronomia do Brasil”, revela a professora.

SPA DOCENTE

Uma das novidades desta edição da Jornada de Mobilização Pedagógica foi a realização do Spa Docente. Concentrado no minishopping do Campus Farolândia, dicas de maquiagem; circuito gastronômico; avaliação postural e ergométrica e teste de glicemia foram algumas das diversas atividades ligadas a saúde e bem-estar realizadas com os professores.

Professor Agripino Costa na avaliação postural e ergométrica

Professor Agripino Costa na avaliação postural e ergométrica

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo Agripino Costa Neto achou inovadora a proposta do espaço. Ele aproveitou para fazer uma avaliação postural e ergométrica com a ajuda da estudante do 8º período de Fisioterapia, Jéssica Gois. “É interessante saber como o corpo se comporta, principalmente, porque desempenhamos diversas atividades ao longo do dia. Também achei interessante o espaço porque descontrai e saímos um pouco das questões intelectuais”, completa o docente.

Para a pedagoga da Diretoria de Graduação Michelline Roberta Simões, o espaço é uma oportunidade para renovar as energias dos professores para as atividades do semestre.  “Queremos iniciar o semestre de maneira diferente, inovadora. Proporcionando aos professores um estímulo a mais para que ele inicie suas atividades com o pé direito e com as energias revigoradas. Para isso foi preparado o Spa Docente, um circuito com atividades bastante diferenciadas”, ressalta Michelline. Mais de 600 professores participaram da Jornada de Mobilização Pedagógica durante esta semana.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: