ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornalista renomado nacionalmente encerra Semex

Celso Teixeira ministrou palestra para auditório lotado de estudantes de ComunicaçãoUnit sobre os desafios do jornalista e a importância de se reinventar a todo instante

às 20h16
O jornalista e diretor nacional de Comunicação da Rede Record Celso Teixeira foi convidado pela Universidade Tiradentes a ministrar palestra no dia de encerramento da 11ª edição da Semana de Extensão, na última sexta-feira, 24. Com o tema “A reinvenção do jornalismo: da reportagem à produção de conteúdo”, o paulistano atraiu olhares atentos de estudantes de diversos períodos, principalmente do curso de Jornalismo, e o auditório Padre Arnóbio (bloco D) lotou. Ao final, ele compôs mesa-redonda com duas profissionais locais reconhecidas, Rosângela Dória e Andre Moura, intermediada pela professora Juliana Almeida.
Celso Teixeira veio direto de São Paulo para compartilhar conhecimentos na Semex
Celso Teixeira veio direto de São Paulo para compartilhar conhecimentos na Semex
Estudantes atentos às informações
Estudantes de Jornalismo ficaram até o fim da palestra
Celso Teixeira é jornalista renomado no segmento e atua como Diretor Nacional de Comunicação da RecordTV
Compartilhe:

Como começou sua carreira no telejornalismo, quais os principais desafios encontrados nesse percurso de mais de 30 anos e de que forma encara as novidades da profissão, como novas tecnologias e geração de conteúdo para assessorias, foram os principais assuntos abordados. “Enquanto responsáveis pela comunicação de empresas, precisamos saber gerar conteúdo a respeito delas, porque estamos vivendo uma revolução de conteúdo e de empreendedorismo na nossa área. Em 1984, eu me formei com o anseio de trabalhar em um grande veículo, e atuei. Mas hoje vejo meu filho recém-formado pronto para criar seu próprio emprego, sua empresa. Por isso que a maioria das faculdades tem buscado o empreendedorismo para ensinar aos alunos de Comunicação e ensinar estratégias para conquista do cliente”, coloca Teixeira.

O professor de Comunicação Mario Eugênio compartilhou experiências de sala de aula durante a mesa-redonda que foi aberta ao final da palestra e destacou a participação de Celso Teixeira na Semex como valiosa para seus alunos, inclusive. “O conteúdo hoje nas assessorias é de fato o maior desafio, atualmente. Falamos isso em sala de aula essa semana e combinou perfeitamente com sua fala na palestra”, pontua.

Carreira

Após tamanha contribuição no telejornalismo de emissoras como Manchete, SBT e Record, Celso ascendeu sua carreira “fugindo da zona de conforto”, como ele mesmo diz. Com conhecimento sempre atualizado, o profissional conquistou a equipe diretiva da emissora e há quase dez anos atua como Diretor Nacional de Comunicação da TV Record. Segundo ele, o importante é se reinventar sempre. “Inclusive o nosso olhar sobre a profissão. A profissão me possibilitou vivenciar fatos históricos que, na minha opinião, só seria possível sendo jornalista mesmo. Hoje, a realidade é outra. Por todos os lugares que passei eu levei aprendizado e foi com eles que pude ampliar meus horizontes e seguir em frente”, explica Celso. Antes das redações, ele lecionou na Cásper Líbero, a faculdade de Jornalismo que anos antes se formou.

Para a estudante de Jornalismo da Unit Crislayne Silva, a palestra foi proveitosa. “Poder participar da Semex, que é um momento de aprendizado na Unit, que traz pessoas qualificadas para a gente conhecer e interagir, é muito interessante. Celso mostrou os caminhos possíveis para nós e compartilhou como ele começou na profissão. Isso é muito bom. E ele falar de novas tecnologias e da facilidade que temos hoje em nos comunicar é atual e útil. Ele é incrível! Muito bom realmente”, afirma.

Compartilhe: