ESTUDE NA UNIT
MENU

Live debate a importância da publicação e o sistema de avaliação por pares

O encontro virtual foi realizado no último dia 23 e contou com a participação do pesquisador Mário Mamede Aguiar.

às 13h55
Compartilhe:

Com o objetivo de ser um espaço de troca de informações e conhecimentos, o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos realizou, no último dia 23, mais um encontro virtual. Com a mediação do professor doutor Luiz Fernando Romanholo, a live discutiu a importância da publicação científica e o sistema de avaliação por pares.

O convidado desta edição foi o pesquisador Mário Mamede Aguiar, que atua no Instituto de Biologia Molecular da Universidade Médica de Innsbruck, na Áustria.  

“É uma temática relevante não apenas para o PEP, mas para todas as áreas que envolvem a ciência no país. É um encontro bastante pertinente e proveitoso”, declara Romanholo. 

Durante a live, Mário abordou assuntos, como o sistema e as tendências das revisões, eficiência, fator de impacto e citação dos artigos, entre outras temáticas. 

“O sistema de revisão de pares serve para validar um trabalho acadêmico e científico e a pesquisa. É um processo rigoroso de edição e revisão para promover a qualidade do trabalho publicado”, comenta Mamede. 

“A intenção é melhorar e chegar a exatidão científica para verificação se o trabalho está sendo conduzido da maneira correta, da inovação das pesquisas e trazendo novidades para a comunidade. É o melhor filtro para uma ciência insatisfatória”, acrescenta. 

“Parabéns pela live. Tema muito importante e esclarecedor para todos envolvidos em pesquisa, professores, pesquisadores e alunos”, salienta a coordenadora do PEP, professora doutora Eliane Cavalcanti.

A próxima live acontecerá na próxima sexta-feira, dia 30, no YouTube da Unit e debaterá a temática ‘Processos Industriais na perspectiva da Economia Circular’.

Para assistir à live, clique aqui

Compartilhe: