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Livro de egressos da Unit alcança reconhecimento internacional

A obra "Madonna 40 anos de Vanguarda" foi escolhida para fazer parte do kit promocional do Banco Itaú, que é um dos patrocinadores da turnê "Celebration Tour" da cantora no Brasil.

às 18h42
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Na junção entre o marketing e a paixão dos fãs, o livro “Madonna 40 anos de Vanguarda”, um estudo aprofundado sobre a genialidade da artista em termos de marketing e propaganda, marca presença na cultura pop e acadêmica. Criado como trabalho de conclusão de curso na Universidade Tiradentes (Unit) pela egressa de Publicidade e Propaganda, Thati Aquino, e apresentado em 2011, a obra vai além da análise convencional ao explorar a influência marcante da Rainha do Pop no mundo do entretenimento. 

Dez anos após a conclusão do TCC, no final de 2022, a autora sentiu o desejo de resgatar e atualizar seu trabalho original. Nesse processo, convidou José Fontes Netto para ser seu coautor, reconhecendo sua contribuição anterior e celebrando a longa amizade de ambos, assim como a carreira de Madonna. “Durante todo o ano de 2023 nos dedicamos à construção e elaboração desse projeto, decidindo sobre a escrita e os temas a serem abordados”, elenca Thati.

Além disso, eventos significativos relacionados à própria Madonna, como o anúncio de uma turnê e questões sobre envelhecimento, influenciaram a abordagem do livro, dando-lhe uma dinâmica peculiar e viva. “O livro tem uma escrita muito dinâmica, pois aborda tanto questões antigas quanto atuais, além de oferecer esse convite para uma outra perspectiva, que não seja a nossa”, explica a autora.

Parceria inesperada

A obra já conquistou reconhecimento internacional e foi selecionada para integrar o kit promocional do Banco Itaú, patrocinador da turnê “Celebration Tour” da cantora no Brasil. Foi uma surpresa para os ex-alunos, pois o livro foi concluído muito antes de saberem que o Itaú contratara Madonna como garota propaganda e que seu show faria parte do media kit deles.

“Na época, o livro já estava no processo de lançamento, e eles entraram em contato perguntando sobre a possibilidade de incluí-lo no Media Kit. Foi necessário trabalhar rapidamente para viabilizar a inclusão do livro, devido ao prazo apertado, mas com esforço conseguimos entender como o livro seria trabalhado dentro do kit. São 20 pessoas que estão recebendo, contendo o livro, duas fotos da Madonna e um convite para a área VIP do Itaú, ou seja, o livro é um dos principais elementos do kit”, explica a publicitária Thati Aquino.

Essa parceria, que ocorreu de forma independente de qualquer influência externa, ressalta o reconhecimento do trabalho e sua relevância no contexto cultural e corporativo. “Ao final, deu tudo certo, entregamos os livros ao Itaú dentro do prazo e eles estão por aí. Foi uma honra ver o nosso trabalho nas mãos de Astrid Fontenelle, por exemplo. Somos gratos à equipe de marketing do Banco por ter escolhido o nosso livro. E já sabíamos de tudo sobre o evento, mas por questões óbvias de confidencialidade, não podemos falar a respeito até que o próprio Itaú, e Madonna, divulgassem”, completa José Fontes Netto.

O reconhecimento está rendendo frutos além das fronteiras, se tornando notícia em diversos sites de países de língua portuguesa, como Portugal, Macau e Brasil, além dos inúmeros convites. “Fomos contatados pela agência Lusa, uma agência portuguesa de produção de conteúdo. Participação em podcasts e na maior rádio de Portugal, entre outras oportunidades que estão surgindo. Claro que queremos expandir ainda mais, e inclusive recebemos feedbacks pedindo a tradução do livro para outros idiomas. No entanto, isso precisa ser feito passo a passo. Mas é certo que o reconhecimento internacional já está acontecendo”, relata Thati.

Com a repercussão internacional do livro, os autores planejam expandir seu alcance para outras universidades, começando pela Unit e pela Universidade Federal de Sergipe. “Iniciaremos esse processo em Sergipe, que é o berço do livro, destacando a importância da Unit nesse contexto. O pioneirismo do livro ao introduzir essa discussão na academia ressalta ainda mais a relevância da participação da Unit nesse processo”, projeta Thati Aquino.

Sobre a obra

O livro “Madonna 40 anos de Vanguarda” é fruto de uma pesquisa meticulosa realizada pelos egressos, que se dedicaram a analisar a trajetória da artista sob a ótica do marketing. A obra destaca a capacidade excepcional de Madonna em construir sua marca e gerar impacto cultural através de estratégias inovadoras e muitas vezes controversas.

“Madonna é reconhecida como a maior artista viva da história devido à sua habilidade única de utilizar o marketing de forma genuína e honesta, sem orientação de agentes ou empresários. Ela compreendeu rapidamente como gerar impacto através da controvérsia e escândalo, transformando tudo a seu favor. Ao contrário do padrão nos EUA, onde a polêmica pode prejudicar a reputação de uma celebridade, Madonna foi a primeira a entender como se beneficiar tanto do positivo quanto do negativo, do certo e errado, do elegante e do bizarro. Isso a torna uma personalidade sem precedentes”, analisa José Fontes Netto.

No livro também são abordadas questões sociais, culturais e psicossociais relacionadas à infância de Madonna, as quais tiveram reflexos ao longo de seus 40 anos de carreira. Além de integrar a perspectiva de um fã fervoroso, como Rinaldo J. Borba (Rinnaldy Madonna), um famoso cosplayer da artista, à escrita acadêmica ao longo do livro, trazendo a discussão sobre a democratização da escrita para dentro da academia. Esta abordagem procura apresentar um contraponto interessante ao unir a visão do fã com o conteúdo acadêmico ao longo da obra.

“Com ele, o leitor tem a visão parcial, passional e romântica de um fã inveterado, que narra a sua saga para consumir e aplaudir Madonna em toda e qualquer circunstância. Esse relato, serve de contraponto para o que vem no livro; uma investigação científica sobre vida e obra da Madonna pelo prisma do marketing, que se destina ao debate acadêmico, que se baseia em números e outros teóricos que escrevem sobre o mesmo objeto de estudo, que se presta à análise em várias frentes científicas, seja sobre literatura, marketing, publicidade, propaganda, jornalismo, ciências sociais, psicologia, filosofia ou história”, reitera Netto. 

O autor destaca que o livro representa uma quebra de paradigma no meio acadêmico ao introduzir a voz de uma terceira pessoa para testemunhar a experiência com o objeto de estudo, antes de adentrar na análise científica sobre Madonna. “Trazemos a voz de uma terceira pessoa, para testemunhar a partir da própria perspectiva, a experiência que se tem com o nosso objeto de estudo. Desejamos inspirar outros autores a trazer, para os seus livros, vozes que pertençam ao lugar de fala daquilo que ele se propõe a analisar. Desejamos inspirar o universo acadêmico a criar um vínculo de intimidade com a massa, com o povo, com aquele que não esteja, necessariamente, participando deste universo”, projeta José.

Unit como berço da ideia

A Universidade Tiradentes desempenhou um papel fundamental na trajetória dos autores e no desenvolvimento do TCC de Thati, que deu origem ao livro. “Ter o nome do livro associado à Unit é muito significativo, considerando o prestígio que a instituição conquistou ao longo do tempo. Me formei na Unit em 2012, então já se passaram 12 anos desde então, mas sempre levei e continuo levando o nome da Unit comigo, pois é reconhecida não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. Portanto, é extremamente importante para nós termos essa associação com a Unit, uma instituição reconhecida dentro e fora do país”, declara Thati.

Netto também destaca a importância desse projeto em conjunto e o significado que teve em sua vida. “Quando Thati me convidou para o projeto, a intenção sempre foi expandir a investigação, indo além dos anos de carreira da Madonna abordados em seu TCC, e estendendo o estudo até os dias atuais. Além disso, essa colaboração representa uma celebração dos nossos 20 anos de uma amizade bela, significativa e duradoura, que teve início nos corredores do Bloco C da Unit, onde os cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade eram ministrados. A contribuição fundamental da Unit para a criação do nosso livro é inegável, pois foi o ponto de partida que deu origem à nossa amizade e ao TCC sobre Madonna, servindo como a semente que germinou em nosso livro”, finaliza.

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