ESTUDE NA UNIT
MENU

Livro gastronômico é lançado por professor e aluna da Unit

A farinha no prato aumenta o que está pouco, esfria o que está quente, engrossa o que está ralo e na pança é o que dá sustança!

às 18h28
Compartilhe:

“Casa de Farinha – Fábrica de sonhos – História, Cultura e Receitas” é o título da primeira obra no gênero gastronômico lançada em Sergipe, por autores que desenvolveram suas pesquisas no âmbito do Estado. A noite de autógrafos realizada na noite dessa quinta-feira, 24, reuniu diversos convidados, na Livraria Escariz do Shopping Jardins. Os autores, Marco Antônio Souza – egresso do curso e professor da Unit – e Aldryne Leite, concludente, se uniram para oferecer à sociedade sergipana e aos amantes da gastronomia um volume de informações pertinentes à culinária regional.  A obra gastronômica e cultural é destinada a profissionais, especialistas, professores, estudantes, pesquisadores e todas as pessoas que admiram a gastronomia. “A ideia de usar a farinha como fonte de pesquisa por se tratar de um produto que está presente no prato dos sergipanos faz o diferencial”, acredita o Marco Antônio, alegando que foi exatamente esse diferencial que chamou a atenção da editora. “Ela adquiriu os direitos para a publicação da obra e a resposta já tem sido muito positiva no sudeste do país”, acrescenta.

A ideia para a produção do livrou surgiu a partir de incentivos de amigos em pesquisar a mandioca como um alimento utilizado no cotidiano, aliada à observação do professor sobre o empenho da sua aluna Aldryne Leite. Com um futuro promissor, ela se revelou a parceira perfeita para a confecção da obra.

Honrada pelo convite formulado pelo professor, Aldryne deu início às pesquisas que culminaram com a construção dos textos que compõem a obra. “Esse trabalho representa para mim um grande aprendizado. Ele conta uma passagem importante da nossa história, um alimento que estava presente antes da chegada dos primeiros colonizadores portugueses”, revela a autora.

Presente ao lançamento, o coordenador de Extensão da Unit, professor Gilton Kennedy Souza Fraga, ressalta a importância da obra que surgiu a partir dos resultados obtidos no cotidiano acadêmico e que revela um pouco da identidade cultural dos sergipanos através da gastronomia.

 

A obra e seu conteúdo

O livro visa contar a origem da mandioca originalmente brasileira; abordar as casas de farinha na produção do nosso ouro em pó; o aprendizado na fabricação da farinha; compreender a importância da mandioca na prática diária de um profissional da gastronomia; proporcionar conhecimento de culinária e suas aplicações; observar a percepção de uma fotografa pelas casas de farinha; deliciar-se com receitas clássicas e inovadoras; divulgar o Estado de Sergipe e a região nordeste; estimular o desenvolvimento de projetos voltados à gastronomia, bem como as suas aplicações; auxiliar no desenvolvimento turístico de Sergipe e do Nordeste brasileiro.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: