ESTUDE NA UNIT
MENU

Lourival Baptista 100 anos

Vida e obra do médico e político que marcou a história de Sergipe ganham exposição

às 21h21
Compartilhe:

Uma vida marcada por grandes obras a serviço do estado de Sergipe. A Universidade Tiradentes, por meio do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura – ITEBC, realiza a exposição “Lourival Baptista: 100 anos”. Fotografias, documentos pessoais e honrarias estarão abertos ao público a partir do dia 1º de outubro até o dia 1º de novembro, na Biblioteca Jacinto Uchôa, localizada no Campus Aracaju Faraolândia.

Lourival Baptista era médico, porém, foi na política que ganhou destaque, com 42 mandatos. Ele foi deputado estadual, prefeito de São Cristóvão, deputado federal, governador de Sergipe e senador. Como governador marcou o estado com obras grandiosas, como o edifício Estado de Sergipe, de 28 andares; o Estádio Lourival Baptista, o Baptistão; o Conjunto Residencial Castelo Branco; os colégios Costa e Silva e Castelo Branco; além de rodovias, pontes, ginásios e grupos escolares.

Para a professora Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, diretora do ITEBC, a exposição é mais que uma homenagem. “A ideia é chamar atenção para um pedaço da história política de Sergipe, por meio de um dos seus personagens” afirma. Ela destaca também a participação das alunas do mestrado em Educação da Unit, Laísa Dias Santos e Luziane Dias dos Santos, na realização da pesquisa para a exposição. “ Isso agrega na formação delas, pois  tiveram a oportunidade de pôr em prática o que viam na teoria” explica.

Baptistão

Filho de Francisco Costa Baptista e Angelina Gomes Baptista, Lourival Baptista nasceu em 3 do outubro de 1915 na cidade de Entre Rios, Bahia. Estudou na cidade de Alagoinhas, onde foi aluno do Ginásio Ipiranga e do Colégio Antônio Vieira. Foi neste último que a partir das amizades firmadas, em especial com seu colega de turma Augusto Franco, que em 1942, recebeu o convite para trabalhar na cidade de São Cristóvão. Um ano após sua fixação na cidade, onde atendia aos operários da Fábrica de Tecido São Gonçalo, casou-se com D. Hildete Falcão, com quem teve quatro filhos: Aidil Falcão Baptista, Francisco da Costa Baptista Neto, Lourival Baptista Filho e Angelina Falcão Baptista.

Em 1945, ingressou no partido político da União Democrática Nacional – UDN, por meio do qual iniciou carreira política promissora, sendo prefeito da cidade de São Cristóvão entre os anos de 1951 e 1954. Foi deputado federal por dois mandatos (1959-1963/1963-1967); governador do estado de Sergipe entre os anos de 1967 e 1970; membro do Senado por três mandatos seguidos, de 1971 a 1995. Entre este período foi secretário de educação no governo de Augusto Franco, de 1979 a 1982. Algumas de suas obras se transformaram em ícones em Aracaju, como o Edifício Estado de Sergipe; o Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Baptistão; o primeiro Distrito Industrial de Sergipe e a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase.

Compartilhe: