ESTUDE NA UNIT
MENU

Manhã Cidadã reforça o compromisso social da Unit com a população de Estância (SE)

Evento oferece serviços gratuitos em saúde, direito e educação física, beneficiando tanto a população quanto a formação dos alunos

às 20h06
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), no campus de Estância (SE), realizou mais uma edição da Manhã Cidadã, um evento que já é tradição na região, oferecendo serviços gratuitos em áreas essenciais como saúde, direito e cidadania. O principal objetivo da iniciativa foi fortalecer os laços com a comunidade, proporcionando atendimentos que vão desde consultas médicas e doação de sangue até ações de regularização de documentos e orientação jurídica.

De acordo com a diretora do campus da Unit em Estância, Adriana Rocha, o evento é parte de um projeto social que existe há mais de 10 anos e reflete o compromisso da universidade com a responsabilidade social. “A Manhã Cidadã visa oferecer serviços gratuitos à comunidade, relacionados aos cursos ofertados aqui em Estância. Participaram os cursos de Direito, Enfermagem, Medicina, Educação Física e, mesmo sem o curso de Psicologia ainda implementado no campus, oferecemos serviços dessa área, já que o curso fará parte de nossa grade em 2025”, destaca a diretora.

Serviços diversificados e parcerias 

A Manhã Cidadã proporcionou um leque de atendimentos voltados para a saúde e cidadania, com a participação ativa de alunos, professores e coordenadores dos cursos da Unit. Entre os serviços mais procurados estavam as consultas médicas, doação de sangue, realizada em parceria com o Hemose, e regularização do RG, em parceria com o Instituto de Identificação. Na área de enfermagem, a comunidade pôde contar com verificação de pressão arterial, tipagem sanguínea, vacinação e exames preventivos, como o citopatológico.

“A estrutura que oferecemos foi elogiada por todos os parceiros. O Hemose, por exemplo, destacou a importância de ter esse serviço disponível regularmente, pois muitas pessoas passaram pelo atendimento, o que pode salvar o mês de coleta do Hemose. O Instituto de Identificação realizou mais de 150 atendimentos, ajudando 100 pessoas a regularizarem seus documentos na hora”, comenta Adriana Rocha.

O evento também serviu para firmar importantes parcerias com instituições como o CEAC, a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). “A Secretaria Municipal de Saúde nos ajudou com o setor de vacinação e testagem rápida de doenças, enquanto o NAT ofereceu serviços de encaminhamento para emprego e regularização da carteira de trabalho. Essas colaborações ampliam ainda mais o impacto positivo da Manhã Cidadã”, ressalta Adriana.

Impacto na comunidade e formação dos alunos

Outros serviços como a orientação sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), simulações de primeiros socorros e avaliação postural e de bioimpedância, realizados pelos alunos de educação física, também tiveram grande adesão. “Os alunos se prepararam para o evento através de projetos já desenvolvidos com os professores, que os acompanharam no dia, além de reuniões com as coordenações e a gestão do campus”, elenca a diretora.

O evento foi muito bem recebido pela comunidade local, com a participação não só de moradores, mas também de estudantes do ensino médio de seis escolas da região, que puderam visitar os laboratórios e participar de oficinas e simulações. “Os alunos estavam ansiosos para aplicar na prática o que aprenderam em sala de aula, e esse contato direto com a comunidade é fundamental para sua formação profissional. Essa interação responsável com o público fortalece a marca da universidade e cria um vínculo duradouro entre a instituição e a comunidade”, afirma Adriana. 

Diante do sucesso do evento, tanto a comunidade quanto os participantes manifestaram interesse em ampliar a iniciativa, com a possibilidade de realizar edições semestrais da Manhã Cidadã. “A procura pelos serviços foi tão grande que a ideia de realizar duas edições anuais foi discutida, uma em cada semestre. Isso reforça o impacto positivo que o projeto tem na vida das pessoas”, completa Adriana Rocha.

Leia também: Congressos nacionais de Enfermagem e Fisioterapia são abertos na Unit

Compartilhe: