ESTUDE NA UNIT
MENU

Maratona de Inovação para o Bem apresenta vencedores

Durante cinco dias, cerca de 120 alunos das redes pública e particular foram capacitados e desenvolveram protótipos de soluções para problemas.

às 14h45
O prêmio leva a marca da Unit SE e Tiradentes Innovation Center.
O prêmio leva a marca da Unit SE e Tiradentes Innovation Center.
Compartilhe:

No último sábado, 25, alunos das redes pública e particular de ensino da capital e do interior de Sergipe participaram do encerramento da Maratona de Inovação para o Bem (MIB), iniciativa da FCI Maker com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e Tiradentes Innovation Center. 

Durante o evento, foram realizados workshops com cinco convidados internacionais, entre eles, os engenheiros da Nasa (agência espacial norte-americana), Katya Echazarreta, Zaida Hernandez e Sergio Sandoval; e a engenheira do Google, Madeline Zhang, além do designer industrial do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Heewon Lee.

“Na maratona, os alunos participantes foram incentivados a desenvolver, a partir dos conhecimentos apreendidos, protótipos de aplicações, softwares e equipamentos destinados a resolver problemas relacionados com acessibilidade, comunicação alternativa e inclusão digital para pessoas com deficiência, como, por exemplo, para pessoas com paralisia cerebral”, comenta Leonardo Sales, Coordenador de Marketing e Produtos Educacionais do Tiradentes Innovation Center.

Na cerimônia de encerramento, realizada no Colégio Amadeus, os grupos, formados por 10 integrantes, apresentaram seus protótipos e fizeram a apresentação, o pitch, em inglês para a audiência. “O objetivo não era incentivar uma competição, e sim o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Por isso, ao final, todos foram reconhecidos e receberam certificados”, salienta o coordenador. 

Na ocasião, os parceiros e as escolas participantes receberam o I Prêmio Tiradentes de Inovação para o Bem, premiação criada pelo Tiradentes Innovation Center, Unit e a organização do evento para reconhecer o incentivo das escolas ao empreendedorismo e à inovação. “Em conversa com o professor Heli Lucas, da organização do evento, a gente entendeu que precisava reconhecer as instituições, empresas e escolas que apoiaram o evento. Assim, criamos o I Prêmio Tiradentes de Inovação para o Bem”, diz Leonardo.

“Esperamos que as escolas divulguem essa conquista, pois é um grande diferencial e motivo de muito orgulho, afinal elas estão sendo protagonistas do futuro”, frisa o coordenador. As escolas Amadeus, CCPA, Cepi Expansão, Colégio Pro Mundo e Colégio do Salvador receberam a honraria.  

Maratona de Inovação para o Bem

Durante os dias de imersão, 120 alunos de colégios parceiros foram capacitados para desenvolver soluções de problemas relacionados a acessibilidade, comunicação alternativa e inclusão digital de pessoas com deficiência. Trabalhando em equipes, aplicaram habilidades e conhecimentos adquiridos durante as oficinas de preparação.

 

 

Veja também:

Unit apoia evento de inovação voltado para jovens

Unit e Tiradentes Innovation Center realizam abertura da Maratona de Inovação.

Compartilhe: