ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade acadêmica: conhecimentos e trocas de experiências

Durante um ano, Gemma Zapata, da Universidade de Burgos, fez intercâmbio na Universidade Tiradentes

às 13h28
Compartilhe:

Gemma Zapata, 24 anos e a vontade de realizar mobilidade acadêmica. No ano passado, a oportunidade do intercâmbio fez com que a estudante do curso de Ciências Políticas na Universidade de Burgos, na Espanha, escolhesse a Universidade Tiradentes para aprimorar a formação superior, além de conhecer uma nova cultura.

“Eu queria viajar e conhecer a América do Sul. Tinha um desejo muito grande. Quando tive a chance não pensei duas vezes, foi tudo muito rápido. Só fiquei com receio por causa da barreira da língua portuguesa, como não falo, acreditava que iria ter alguma dificuldade”, comenta a acadêmica.

“Eu amei o Brasil e Aracaju. Foi um dos melhores anos da minha vida. Minha vida na Espanha é totalmente diferente da minha vida aqui no Brasil. Foi muito importante conhecer uma nova cultura, a gastronomia e novas pessoas. Voltarei com uma grande bagagem cultural”, acrescenta.

Na Unit, cursou disciplinas como História e cultura afro-brasileira, direitos humanos, história do Brasil, entre outras. “Gostei bastante da instituição de ensino, todos me ajudavam e foi fundamental para minha adaptação. Todo mundo muito acolhedor e um corpo docente muito bom. Experiências que levarei por toda vida”, salienta Gemma.   

Durante o período, Gemma também desenvolveu um trabalho da questão de gênero dentro da administração pública, mais especificamente na Secretaria da Educação. “Foi muito importante para mim e gratificante porque acabei sendo convidada também para apresentar a minha pesquisa em outro estado”, finaliza.

Compartilhe: