ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade acadêmica: experiência enriquece currículo e pode fazer diferença no mercado de trabalho

Além disso, a vivência em outro país representa um ganho pessoal e conhecimentos de nova cultura

às 15h12
Compartilhe:

Você já pensou em estudar fora do país, vivenciar novas experiências, além de conhecer uma nova cultura? Na Universidade Tiradentes, a oportunidade de estudar fora é uma realidade para dezenas de estudantes. Na última sexta-feira, 26, acadêmicos selecionados pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional – ProMAI – da Unit estiveram reunidos em um encontro pré-embarque.

A iniciativa, realizada pela coordenação de Relações Internacionais da instituição de ensino, reuniu pela primeira vez, além dos estudantes, os pais dos alunos que ficaram encantados com o acolhimento. “Foi um momento de interação muito importante. Fortalece mais o aluno e fornece mais segurança tanto para ele quanto para nós, os pais. Sabemos que podemos contar com uma equipe aqui também. Acho que foi muito bom”, declara Iranise Brito, mãe da acadêmica Daryna Roosevelt.

Daryna é estudante do curso de Gastronomia da Unit. A aluna foi uma das selecionadas pelo ProMAI e fará intercâmbio durante seis meses em Portugal. “Esta é a terceira vez que vou para lá. Fui a passeio com minhas amigas e foi maravilhoso. Acredito que esta oportunidade de estudar em outro país será um ganho muito grande, um crescimento profissional e pessoal”, comenta.

“Estou bastante ansiosa para estudar. A gastronomia do país é incrível e vou cursar disciplinas da culinária europeia, africana e portuguesa. Acredito que é uma experiência bacana”, acrescenta a acadêmica.

Durante o encontro, além das orientações básicas quanto aos procedimentos necessários para a mobilidade acadêmica, a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPPS – da Unit, professora Katia Araújo, apresentou o departamento e a importância desse contato durante todo o período que estiver em outro país. Já o estudante João Batista falou um pouco na sua experiência de mobilidade acadêmica na China.

“A gente sempre faz reuniões de mobilidade para orientar o aluno, o deve fazer, quais as documentações que precisa e esta foi a primeira vez que a gente quis fazer algo mais próximo dos alunos e trazer os pais”,
enfatiza Rafael de Moraes Baldrighi, assessor de mobilidade internacional do programa na Unit.

“Com esta oportunidade, os estudantes vão sentir o ensino em outro país, conviver com uma outra cultura, se desenvolver pessoalmente, construir novos relacionamentos e trazer essa bagagem de volta. É um ganho muito grande”, finaliza Rafael.

Sobre o ProMAI

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional é ofertado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino com o objetivo de promover aprendizado acadêmico a partir da vivência de experiências em instituições de ensino de outros países.

As parcerias da Universidade Tiradentes se estendem por todo o mundo e vão desde países culturalmente próximos, a países como Polônia e Coreia do Sul. A diversidade garante que os estudantes possam escolher o país que mais se identifica, seja por motivos pessoais ou de acordo com o valor agregado para sua futura profissão. As vagas são ofertadas semestralmente.

Os editais de seleção para os programas de mobilidade internacional já estão abertos.  Clique aqui e saiba mais informações.

Compartilhe: