ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica: o ProMai presencial está de volta

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMai) está com inscrições abertas para 2023.1

às 11h35
Compartilhe:

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMai) está de volta à presencialidade. Há cerca de dois anos com atividades reduzidas devido à pandemia de covid-19, o Universidade Tiradentes (Unit) retoma o programa com bolsas de mérito acadêmico no valor de R$ 7 mil e oportunidades em mais de 10 países, entre eles Coréia do Sul, México e Portugal. As inscrições seguem até o dia 11 de setembro para estudantes de mais de 30 cursos.

Para participar do ProMai, o estudante precisa desenvolver algumas habilidades. “Antes de qualquer coisa, ele precisa ter o interesse em viver uma experiência internacional. Com isso, características como proatividade, engajamento e desprendimento são demandados para que possa realizar esse deslocamento e se inserir, de fato, em uma nova cultura. Consequentemente, flexibilidade, resiliência e capacidade de adaptação também são pontos importantes para uma mobilidade internacional”, diz a International Mobility Officer, Stephanie Donald.

A trajetória e a participação do aluno em atividades da universidade também podem ajudá-lo no processo seletivo para a mobilidade acadêmica. “Um dos critérios de avaliação para seleção em nossos editais é justamente o engajamento acadêmico do aluno. Portanto, aqueles que desempenham mais atividades ao longo da sua graduação, conseguirão se destacar mais e obter uma pontuação maior nas seleções para bolsas de mérito acadêmico do ProMAI”, afirma.

“No geral, ter uma boa média geral ponderada (mínimo de 7,0), possuir bom engajamento acadêmico, com a participação em atividades como Iniciação Científica, participação em Ligas Acadêmicas, programas de monitoria e mentoria, etc. e também consideramos a participação em trabalhos voluntários, seja no âmbito da própria Unit, ou seja nos âmbitos locais, regionais e internacionais”, acrescenta Stephanie.

Teste de nivelamento

De acordo com o destino pretendido, o aluno também precisa ter conhecimento específico do idioma local, dependendo do que é solicitado pela instituição de ensino de destino. Para ajudar neste sentido, o Unit Idiomas oferta testes de nivelamento em língua estrangeira, com datas a serem definidas.

Tire suas dúvidas

Todo processo de inscrição pode gerar muitas dúvidas. Por isso, o setor de Relações Internacionais disponibiliza quatro momentos de atendimento online. Confira os dias e os horários:

  • 31/08 (quarta-feira), das 15h às 17h
    Link
  • 02/09 (sexta-feira), das 09h às 11h
    Link
  • 06/09 (terça-feira), das 10h às 12h
    Link
  • 08/09 (quinta-feira), das 14h às 16h
    Link

Para conferir o Edital, os anexos do programa e o formulário para o teste de nivelamento, acesse o site.

 

Leia também: Alunos de Direito e Arquitetura poderão fazer intercâmbio na Espanha

Compartilhe: