V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Muita expectativa no primeiro dia de vestibular

Milhares de candidatos participam de processo seletivo da Universidade Tiradentes

às 13h18
Eles trazem na bagagem anos de estudos e dedicação. Um momento que será decisivo na vida de milhares de jovens. Na tarde de ontem, 26, eles deram mais um passo para a concretização de um grande futuro: a participação no processo seletivo da Universidade Tiradentes.
Compartilhe:

No total, 3.690 vagas são distribuídas para os 45 cursos de graduação bacharelado/licenciatura e cursos superiores de tecnologia da instituição de ensino nos campi de Aracaju (Centro e Farolândia), Estância, Itabaiana e Propriá. A grande novidade para este semestre foi a oferta de quatro novos cursos: Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Jogos Digitais e Nutrição, nos campi Estância e Itabaiana.

Os estudantes enfrentaram no primeiro dia as provas de redação, Português, Língua Estrangeira, Matemática e Geografia. Já no dia, que acontece hoje, realizam as provas de Biologia, Física, História e Química. Para os candidatos que participam do processo seletivo do curso de Medicina, as provas são realizadas em três dias. No primeiro, com as provas de Redação, Português e Língua Estrangeira. No segundo, as provas de Matemática, Geografia e História e no último que acontece amanhã, 28, Física, Biologia e Química.

E para participar da “maratona de provas”, os pais acompanham seus filhos e as instituições de ensino montam as suas estruturas para que, até o último minuto transmitir confiança aos vestibulandos. Na concentração, também é a hora dos amigos se encontrarem e dividirem boas energias.

“Acho muito importante este acolhimento porque a gente fica muito ansiosa e os professores nos acolhem e ajudam a passar este nervoso”, declara Maria Fernanda Souza que presta o vestibular para Odontologia.

“O acolhimento é importante porque a gente vê um rosto amigo e fica menos nervosa”, conta Letícia Brandão que fará o vestibular para o curso de Medicina.

Caio Gabriel vai fazer o vestibular da Unit pela primeira vez. “A gente espera sair com um resultado positivo e que as questões estejam de acordo com tudo que estudamos e trabalhamos durante todo esse tempo. Os professores nos prepararam e a presença deles nos conforta neste momento importante”, afirma.

 

Apoio das escolas

A tradicional mobilização das escolas que acontece todos os anos contou com um grande diferencial. Os colégios montaram seus estandes dentro do Campus Aracaju Farolândia da Unit promovendo uma maior comodidade para alunos e professores.

“O acolhimento é importante porque o que mais o aluno perde questão não é falta de conhecimento e sim pela ansiedade. A Unit fez uma coisa fantástica este ano criando esta alameda para os estudantes. Não tenho dúvida que isto refletirá nos resultados”, observa o professor Vitor Rollemberg, diretor do G8.

“Uma das primeiras grandes decisões do adolescente é de entrar na universidade e escolher o seu curso. A gente que convive a maior parte do tempo com ele, é importante este contato final. O maior retorno está na felicidade que eles tem, se sentem mais calmos, acolhidos, como se estivesse em família. E no resultado também é importante, a gente se reúne e também festeja”, salienta o professor Marcos Vinicius Barreto , vice-diretor do CCPA.

 

Encontro com os pais

Este ano, a Universidade Tiradentes também preparou um momento especial para os pais. Eles conheceram a história e o trabalho da Unit com a apresentação do superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes e souberam um pouco mais sobre os benefícios como seguro educacional e programas de financiamentos da instituição de ensino com a diretora financeira do Grupo Tiradentes, Andréa Moraes. Logo após, participaram de um Brunch e fizeram um tour pelo Campus.

Com uma filha já formada em Direito pela Unit, Jorge Rodrigues veio acompanhar a outra filha, Amanda Vitória que presta o vestibular para Medicina. “Acho muito importante se fazer presente neste momento porque é uma fase que eles apresentam muita insegurança, são jovens e a ansiedade é grande. Trazer os pais com esta iniciativa também é muito proveitosa. Muitos estão aqui pela primeira vez. Foi muito acolhedor e esclarecedor com a abordagem de diversas possibilidades”, destaca Jorge que veio do município de Inhambupe, na Bahia.

“Desde o início do Ensino Médio de minha filha, fizemos a busca por instituições de ensino superior e conhecemos o trabalho da Unit. Este ano, intensificamos nossa busca e desde quanto encontramos pela internet com as fotos já me apaixonei. Durante a palestra parecia que ouvia a voz dela. Quando percebemos, então, o envolvimento dos alunos com a universidade, a gente começa a perceber que este espaço é mais humanizado. Ontem também estive aqui para uma visita e é um espaço muito lindo, a questão da acessibilidade, a preocupação com o ser humano. Na palestra aqui acabei de me apaixonar”, enfatiza Reinilde de Araujo, que veio de Irecê, município da Bahia.

Compartilhe: