ESTUDE NA UNIT
MENU

NAF/Unit participa de ação finalista do Prêmio Conciliar é Legal

Executado pelo NAF/Unit, o Projeto Contas em Dia, do TJSE, orienta pessoas para a prevenção e solução ao endividamento.

às 19h51
A coordenadora do NAF/Unit fala da importância do planejamento financeiro.
Compartilhe:

Muitas pessoas têm dificuldade em fazer planejamento financeiro e acabam superendividadas. Para ajudá-las, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) criou o Projeto Contas em Dia, que conta com a parceira e execução do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit (NAF) da Universidade Tiradentes (Unit).

A iniciativa é uma das finalistas do Prêmio Conciliar é Legal, no eixo de Conciliação e Mediação, e compõe o Banco de Boas Práticas do Judiciário.

Segundo a coordenadora do NAF, Flávia Karla Gonçalves, participar de ações premiadas é motivo de orgulho para alunos, professores e universidade. “Isso faz termos certeza que estamos no caminho certo, fazendo ações voltadas para a comunidade e que a comunidade também está dando esse retorno, procurando o nosso serviço. Então, é um orgulho como se fosse de um filho crescendo e ganhando o mundo”, disse.

Por meio do Projeto Contas em Dia, o NAF/Unit trabalha a importância da educação financeira através de palestras, folhetos educativos e atendendo diretamente às pessoas com problemas de endividamento ou não que queiram entender as suas finanças.

“A gente monta o planejamento financeiro juntamente com ela, entendendo o que tem de entrada e de saída, fazendo uma projeção para internalizar o que recebe, o que gasta e ver quanto sobra no final mês para ela poder atingir uma meta”, explica Flávia.

Declaração de Imposto de Renda

Uma das principais contribuições do NAF/Unit para a sociedade é a prestação de serviços gratuitos como para a Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF). Em 2022, o prazo iniciou no dia 7 de março e segue até o dia 29 de abril. Esse e outros serviços são oferecidos em diversos pontos no Estado para quem tem renda de até três salários mínimos. 

“O núcleo contribui no sentido de dar orientações e fazer o preenchimento da declaração do imposto de renda gratuitamente e que seja uma declaração simplificada. Também damos orientações para quem quiser fazer a sua própria declaração”, explica a coordenadora do núcleo.

Para ter acesso ao serviço, a pessoa deve fazer o agendamento tanto para os atendimentos realizados nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CEAC) quanto no NAF do campus Unit/Centro. No núcleo, quem atende são os alunos do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação dos professores, mobilizando o conhecimento prático do que aprendem em sala de aula.

Confira os locais de atendimento:

NAF campus Unit/Centro: de segunda a sexta, das 8h às 12h – Telefone para agendamento: 3218-2323

CEAC Aracaju Parque Shopping: de segunda a sexta, das 7h às 18h

CEAC Rodoviária: de segunda a sexta, das 7h às 13h

CEAC Lagarto: de segunda a sexta, das 8h às 12h

Link para agendamento no Agenda Fácil

 

Leia também: NAF/Unit é o segundo entre os prestadores de atendimentos dos núcleos do Brasil

Compartilhe: