ESTUDE NA UNIT
MENU

NAF/Unit é o segundo entre os prestadores de atendimentos dos núcleos do Brasil

Em 2020 foram 3 mil atendimentos. Nos primeiros dois meses deste ano, 700 usuários já procuraram os serviços do NAF/Unit  

às 22h47
Solange Pereira da Sé Sousa, acadêmica do curso de Ciência Contábeis.
professora Flávia Karla Gonçalves, coordenadora do NAF/Unit.
Compartilhe:

Em 2021 o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Tiradentes alcançou a segunda colocação entre os prestadores de atendimentos dos núcleos do Brasil, ficando atrás apenas da oitava região, que é Barueri, em São Paulo. Atualmente, dos 423 núcleos formalizados, somente 127 estão oferecendo serviço virtual. A informação é da professora Flávia Karla Gonçalves, coordenadora do NAF/Unit, ressaltando a capacidade de adaptação do núcleo que, na impossibilidade de atendimento presenciais por conta da pandemia, migrou para o ambiente virtual com todos os serviços.

Nos primeiros dois meses deste ano, já foram realizados 700 atendimentos. Por meio do Whatsapp: (79) 99136-0543, é possível buscar, gratuitamente, os serviços de declaração do imposto de renda, malha fiscal, CPF, alteração de CPF, parcelamento de débitos com a Receita Federal ou que já estejam na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, emissão de DARF, das cotas do imposto de renda e verifica a situação fiscal do contribuinte.

“O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit também presta serviço ao Microempreendedor individual- MEI com abertura, alteração, baixa, impressão do DARF e parcelamento do MEI”, pontua.

A professora Flávia revela ainda que o Núcleo orienta sobre educação financeira.

“Nós disponibilizamos uma tabela para planejamento financeiro, assim  as pessoas passam a ter noção das suas finanças e começam a praticar essa educação financeira.  Estamos também em contato com outros órgãos e instituições no sentido de ofertar orientações sobre essa temática. Recentemente, ministramos um curso para a Fundat”.

Novos Serviços

A partir de agora o NAF/Unit oferta um novo serviço. “Estamos fazendo a complementação do valor do INSS por meio do DARF para quem que não contribuiu com o salário mínimo. Sem essa complementação o contribuinte não terá o mês para computar para efeito de aposentadoria pelo INSS”, diz.

Outra novidade é que o Núcleo, antes mesmo de ser inaugurado, passa a operar em mais um posto. “Nosso atendimento foi ampliado para o CEAC do Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial, na zona norte da capital, com serviços, por enquanto, de alteração de CPF e para microempreendedor individual.  O usuário pode fazer agendamento por meio do www.ceac.se.gov.br e na sequência clica Agende seu serviço”, orienta.

Extensão

Com o objetivo de propiciar educação fiscal à comunidade, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit, além de ofertar atendimento gratuito às pessoas que recebem até três salários mínimos, ainda trabalha a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que são orientados por professores. É o Projeto de extensão da Universidade Tiradentes para o qual a estudante do 8º período, Solange Pereira da Sé Sousa, se voluntariou no início da vida acadêmica.

“No segundo período já tomei conhecimento do Núcleo e fiquei como voluntária. Há dois anos participo. Faço abertura, alteração e baixa de MEI, declaração de imposto, alteração de CPF, parcelamento do simplificado. Tem sido de grande importância, pois pude colocar em prática todo conteúdo apreendido em sala de aula”, afirma.

Balanço 2020

Ultrapassando as expectativas, o ano de 2020 registrou uma grande adesão aos serviços ofertados pelo NAF em ambiente virtual. “A Receita Federal também passou a limitar os serviços feitos na Delegacia da Receita Federal. Como a maioria passou a ser feito pela internet, muitos contribuintes buscaram informações e sobre como fazer solicitações. Fomos muito demandados no ano passado, tivemos mais de 3 mil atendimentos.  Para esse ano, a nossa perspectiva é alcançar 4 mil,” finalizou a coordenadora Flávia Karla.

 

Leia mais: Prazo para declarar Imposto de Renda começa no dia 1º

Compartilhe: