ESTUDE NA UNIT
MENU

Noite de jaleco com sotaque americano


às 14h08
A entrega do jaleco para os calouros de Medicina da turma 2019.1 da Unit ocorreu após palestra de cientista americana que falou sobre as políticas de saúde
A conferencista Alecia e o professor Richard
A conferencista Alecia e o professor Richard
O professor Bruno Barreto é um dos homenageados
A professora Carolina Souza , também homenageada
Compartilhe:

Denominada de Noite do Jaleco é nessa oportunidade que os calouros acompanhados dos seus parentes e convidados consolidam o efetivo ingresso ao mundo acadêmico.

A noite do Jaleco uma solenidade que já se tornou tradição para a coordenação do curso de Medicina da Unit e visa abraçar simbolicamente os jovens que escolheram a profissão. Ocorre no início de cada período letivo e revela o zelo dos docentes da área (bem como dos alunos veteranos), para com os recém ingressantes.

Na sexta-feira, 1º, a história se repetiu carregando consigo um diferencial em relação às demais programações realizadas com o mesmo propósito. O evento contou com o brilhantismo da conferência proferida pela médica e pesquisadora americana Alecia McGregor.

Ph.D. em Política de Saúde da Universidade de Harvard em 2014 a palestrante aceitou o convite formalizado pelo médico e professor de Medicina da Unit Marcos Vieira, recém-chegado de Boston onde esteve efetivando seu pós-doutorado, para relatar sua experiência, apontar problemas e sugerir soluções.

Em sua fala a doutora Alecia McGregor fez uma explanação com base na tese de doutorado onde analisa as políticas de prestação de cuidados de saúde nos Estados Unidos e no Brasil (aqui, através do Sistema Único de Saúde – SUS).

Segundo a convidada os problemas encontrados no gerenciamento dos sistemas brasileiro e norte-americano decorrem da aplicação inadequada de políticas públicas e da falta de interesse dos governantes pela busca de soluções para os problemas. Ela enfatiza que é utópico pensar que em muitos estados dos Estados Unidos essa política ocorre integralmente voltadas para a população. “Especialmente nos estados da região sul os problemas são mais evidentes”, aponta.

“O comparativo entre o sistema de saúde americano com o SUS feito pela doutora Alecia apresenta pontos positivos da realidade em que vivemos. Não basta só aprender Medicina é importante que os nossos alunos aprendam como está organizado o nosso sistema de saúde”, justifica o coordenador do curso, Richard Halti Cabral

HOMENAGENS

Para abrilhantar a solenidade ocorrida nos auditórios do bloco G, na Farolândia, o professor Richard concedeu aos professores Bruno Barreto Cintra e Carolina Souza Costa Araújo, a medalha Hesmoney Ramos de Santa Rosa. Criada com o objetivo de reconhecer o mérito docente, ela leva o nome do professor e diretor da área da saúde da Unit.

Compartilhe: