ESTUDE NA UNIT
MENU

Novembro Azul: ação na UBS Roberto Paixão chama a atenção para a prevenção do câncer de próstata

A iniciativa foi realizada no último dia 25 de novembro e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Psicologia

às 13h58
Compartilhe:

No último dia 25 de novembro, a Universidade Tiradentes, por meio dos cursos de Enfermagem e Psicologia, realizou uma ação de prevenção do câncer de próstata para os usuários da Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Paixão. A iniciativa foi alusiva ao Novembro Azul, mês de alerta e conscientização da patologia.

“O câncer de próstata é o que mais acomete o público masculino. A gente precisa mostrar a importância do cuidado e promovemos esta ação para incentivar a população”, salienta Luciany Monteiro, docente de estágio supervisionado do curso de Enfermagem.

Além de palestras com os acadêmicos, o psicólogo Roberto Gois conversou com os usuários sobre a importância de ressignificar o silêncio do homem. “Nós não podemos silenciar nenhum tipo de dor. Quanto antes a gente criar hábitos de procurar um médico, ter uma ingesta alimentar mais adequada e também uma ingestão hídrica, melhor será a nossa saúde”, declara Roberto.

“A gente tem que ter essa consciência que acabou o tempo de achar que o homem não se cuida e que tem uma saúde de ferro.  A partir dos 40 anos, façam a consulta com o médico regularmente para que vocês tenham uma melhor qualidade de vida”, acrescenta.

Adilson Rodrigues, de 72 anos, foi um dos participantes da ação. Aposentado, ele realiza os exames regularmente. “A ação foi muito importante porque as pessoas precisam procurar o médico e se cuidar. Hábitos saudáveis são importantes e procuro me cuidar da melhor maneira possível”, comenta.

Compartilhe: