ESTUDE NA UNIT
MENU

NPJ realiza atendimento à comunidade do Bairro Santa Maria

Na manhã do sábado, 28, a comunidade do Bairro Santa Maria foi atendida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes

às 22h58
Populares são beneficiados com os serviços
Populares são beneficiados com os serviços
O coordenador do NPJ em companhai da presidente da ONG Ághata
Compartilhe:

A ação social realizada pelo NPJ da Unit em parceria com a ONG Ághata (que atua no bairro desde sua criação em 2015 desenvolvendo um trabalho com mulheres em estado de vulnerabilidade social e egressas do sistema prisional), objetiva esclarecer populares e dar encaminhamento a diversas ações fundamentadas no setor jurídico.

Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, o professor Davidson Alessandro de Miranda explica que ação extensionista representa o compromisso social da Unit através do curso de Direito em promover cidadania. “Esse é um realizado a longo prazo em benefício da comunidade local e não apenas numa ação pontual”, explica Davidson que reconhece a maior incidência dos problemas apresentados pelos populares ocorridos na área trabalhista associada à área previdenciária.

“Estamos promovendo neste primeiro momento orientação jurídica. Ao retornarmos em 15 dias, pretendemos dar início as petições”, complementa o coordenador lembrando que a opção do retorno e não o encaminhamento dos casos para o NPJ se deve ao fato de a comunidade ser muito carente.

“Essa parceria é muito importante porque constatamos a necessidade de a população desse bairro tão carente receber atendimento personalizado”, opina a presidente da ONG Ághata, Talita Verônica da Silva. Ela reconhece que em razão do baixo poder aquisitivo as pessoas não podem se deslocar para ir atrás dos seus direitos. “Muitas vezes elas se acomodam por não saber a quem procurar. Então, a presença do NPJ ajuda muito no que diz respeito a dar a eles o acesso aos seus direitos e ao esclarecimento de dúvidas”, complementa Talita.

Compartilhe: