ESTUDE NA UNIT
MENU

Núcleo de Fitoterápicos da Unit é inaugurado

O espaço estimula a prática da fitoterapia científica desde o cultivo da planta medicinal até o desenvolvimento dos produtos fitoterápicos

às 16h40
Compartilhe:

Na manhã da última terça-feira, 14, a Universidade Tiradentes implantou o Núcleo de Fitoterápicos Dra. Ana Maria Guedes de Brito e oficializou o programa Farmácia Viva. A iniciativa desenvolvida pelo curso de Farmácia da instituição de ensino tem como objetivo estimular a prática da fitoterapia científica desde o cultivo da planta medicinal até o desenvolvimento dos produtos fitoterápicos.

A iniciativa tem a proposta de melhorar a assistência à saúde da população por meio da produção e distribuição de fitoterápicos de qualidade com garantia de segurança e eficácia a partir de plantas medicinais validadas. Na ocasião, em parceria com o curso de Ciências Biológicas também foi inaugurado o Laboratório de Coleções Zoológicas Dr. José Roque Raposo Filho.

O núcleo compreende três níveis para o funcionamento. No primeiro deles, por meio da Farmácia Viva, o cultivo de ervas medicinais, a distribuição de mudas para a população, além de orientações e a parceria com Unidades Básicas de Saúde. No segundo, as ervas medicinais serão catalogadas e passarão por processos de secagem e fracionamento para serem distribuídas nessas unidades. E, no último nível, haverá a extração vegetal com controle de qualidade dos extratos e óleos essenciais, a produção dos fitoterápicos e a dispensação para as UBS.

“É um momento rico e emocionante. Vivenciamos a concretização de um sonho que engrandece o curso e a instituição de ensino. O Núcleo agrega a nova proposta curricular já implementada na graduação que atende todos os critérios exigidos pelo Conselho Federal de Farmácia juntamente com o Ministério da Educação”, afirma a coordenadora do curso de Farmácia, professora doutora Juliana Dantas.

O ambiente conta com Laboratório de Extração Vegetal, Laboratório de Fracionamento de Ervas Medicinais, Laboratório de Líquidos e semi-sólidos para a produção de fitoterápicos na forma de pomadas, cremes, géis, xaropes, soluções, sabonetes e shampoos e Laboratório de Controle de Qualidade.

Com a efetivação do projeto, a Unit também ratifica o compromisso com Unidades Básicas de Saúde. “O nosso intuito é prestar assistência farmacêutica para a população por meio de terapias alternativas e associar teoria e prática aos nossos acadêmicos. Com isso, entregar para a sociedade profissionais aptos a atuarem nas principais áreas do mercado farmacêutico”, enfatiza a coordenadora.

“Este será mais um campo para pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos e professores na área de práticas integrativas e complementares, propiciando campos de estágio e a interação do aluno com a comunidade”, acrescenta.

Homenagem

Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da Universidade Tiradentes,professor Jouberto Uchôadestacou a importância do evento e homenageou com agradecimentos especiais o Dr. José Roque Raposo Filho e Dra. Ana Maria Guedes de Brito. “Os dois professores serão eternizados nesta instituição pela marca de grandeza que representam para a Unit. Eles são profissionais da mais alta qualificação, competência e referência de dedicação, além de verdadeiros apaixonados com a formação e educação desta Universidade”, declara o professor Uchôa.

Além da inauguração, foi realizada uma palestra sobre a importância da fitoterapia na prática acadêmica com a farmacêutica especialista na área, Wellyda Rocha Aguiar Galvão, professora da Unifor de Fortaleza.

“Agradeço também a parceria da UNIFOR. Assim, iremos completar o nosso ciclo de atendimento à sociedade através de todos os cursos da área de saúde, de forma a prestar uma série de serviços para a comunidade”, assegura.

Fotos: Marcelo Freitas – CCS/Unit

Compartilhe: