ESTUDE NA UNIT
MENU

NUPPE realiza atividades extensionistas voltadas a comunidades vulneráveis

Orientados pela professora Lygia Nunes Carvalho, alunos de Arquitetura e Urbanismo prestam serviços à sociedade.

às 12h24
Compartilhe:

Um dos pilares da formação acadêmica é a extensão universitária. Por meio de atividades extensionistas realizadas por alunos e professores, a Universidade Tiradentes (Unit) aproxima a sociedade do ambiente acadêmico e presta serviços comunitários. Um destes serviços é o Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE), que atende comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade.

Formado por cinco alunos que atuam como monitores e três estudantes colaboradores, sob a orientação da professora Lygia Nunes Carvalho, o NUPPErealizou diversas atividades nos dois últimos anos: mapeamento do Patrimônio Histórico e Cultural Arquitetônico em Aracaju, pesquisas cadastrais para fins de processos de usucapião, em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), e o levantamento de ações solidárias voltadas para grupos vulneráveis.

Para a professora Lygia, o período foi de desafios, mas o núcleo conseguiu adaptar a maioria das atividades. ““Desde o início de 2020 fomos desafiados a adaptar completamente as nossas atividades para o virtual. Então, trabalhamos com a realização de cartografias virtuais, de livre acesso para toda a população através da plataforma Google. Iniciamos a documentação desses trabalhos, tanto de elaboração de um mapeamento das ações já realizadas desde 2017  como de escrita de artigo científico. Além disso, estamos trabalhando na realização de eventos abertos ao público em geral, com a produção de conteúdo sobre Arquitetura e Urbanismo e sociedade contemporânea, através de nossas redes sociais”, disse.

Segundo ela, os impactos do trabalho feito pelo NUPPE são sentidos positivamente na sociedade. “O Nuppe é um importante meio de aplicação da Lei de Assistência Técnica – prestação de serviços de arquitetura e engenharia para a população que não tem acesso a esses serviços e não pode pagar o valor de mercado. Desempenhamos um importante papel no tocante às ações que auxiliam no entendimento do papel social do arquiteto e urbanista, tanto para a sociedade quanto para nossos estudantes”, afirmou.

Com a continuidade de projetos extensionistas, os alunos que fazem parte têm contato com outros pilares da formação acadêmica: pesquisa e ensino. “O NUPPEcontribui com uma experiência única de contato com a pesquisa e a extensão, importantes elementos da formação acadêmica. A principal contribuição é a prática através do atendimento a comunidades e populações em situação de vulnerabilidade. É uma experiência única de entendimento do papel social do arquiteto, algo pouco conhecido, uma vez que a imagem do arquiteto muitas vezes está atrelada somente à elaboração de projetos grandiosos, de ambientação para pessoas que podem pagar caro por isso”, declarou a orientadora.

NUPPE

De acordo com uma das alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo que é monitora do Núcleo, Eduina Bezerra França, estar no projeto é uma forma de adquirir conhecimento. “O NUPPEé bastante dinâmico. Tem reuniões semanais e atividades frequentes em que podemos trocar não só informações, mas conhecimento. É prazeroso participar das discussões de temas que não são tão frequentes na sala de aula. Além disso, existe uma relação muito evidente entre a teoria e a prática. As atividades extensionistas são sem dúvida uma forma de nos tirar da zona de conforto e nos fazer olhar para a cidade por outro viés”, disse.

Utilizando as redes sociais, o NUPPE desenvolveu diversos projetos. Nas Quartas Monumentais, os estudantes apresentaram aos seguidores várias obras arquitetônicas; semanalmente, o quadro Conheça o NUPPE mostrou arquitetos e arquitetas pouco conhecidos, além de homenagens a datas comemorativas e dicas da semana.

Para o próximo ano, a coordenadora do Núcleo espera retomar a presencialidade dos atendimentos. “Acredito que já teremos um cenário seguro para retorno das nossas atividades presenciais. Queremos continuar trabalhando com novas cartografias e conteúdo para redes sociais, mas também realizamos eventos presenciais, atendimento a comunidades e, principalmente, retomar nossas atividades de usucapião junto ao NPJ”, concluiu Lygia. 

Para quem deseja ser atendimento pelo núcleo, basta procurar a sede do NUPPE, no bloco G do campus Aracaju Farolândia ou pelo Instagram @nuppeunit.

 

Leia mais:

Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem projeto para preservar pesquisas da área

Acadêmicos de Arquitetura realizam mapeamento de patrimônio histórico

Compartilhe: