V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Nutrição da Unit é referência nacional de qualidade

Curso é avaliado com nota 4 pelo MEC e está a um ponto da excelência

às 14h23
Compartilhe:
Professores e alunos comemoram resultado

Professores e alunos comemoram resultado

O curso de Nutrição da Universidade Tiradentes é um dos melhores do País, segundo avaliação do Ministério da Educação. No último mês de agosto, a Unit recebeu uma comissão de reconhecimento do MEC formada por docentes dos Estados do Paraná e São Paulo. Os avaliadores atribuíram nota 4 a Nutrição, em uma escala de 1 a 5.

O processo de reconhecimento é solicitado pela instituição de ensino superior, quando o curso de graduação completa 50% de sua carga horária. Somente quando o curso é reconhecido pelo MEC, o diploma expedido pela IES passa a ter validade nacional. Os avaliadores do Ministério da Educação avaliam infraestrutura física, projeto pedagógico, produção docente, entre outros aspectos do curso.

“A infraestrutura física do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes impressionou os avaliadores, que apontaram o Centro Gastronômico da Unit como um dos mais bem equipados do Norte e Nordeste brasileiros. Nesta cozinha-escola, nós temos laboratórios como o de Técnica e Dietética, único no Estado de Sergipe. Além disso, a comissão do MEC elogiou muito o nosso projeto pedagógico, que contempla uma matriz curricular otimizada, com foco na formação profissional e qualidade”, afirma o professor Hugo Xavier, coordenador do curso de Nutrição da Unit.

Centro Gastronômico: referência no Nordeste - Fotos: Marcelo Freitas

Centro Gastronômico: referência no Nordeste – Fotos: Marcelo Freitas

Segundo Hugo, as atividades de extensão desenvolvidas no curso também foram apontadas como diferencial. “Dentre essas ações, destacamos o ambulatório montado no Centro de Saúde da Universidade Tiradentes, no Bairro Industrial, onde os acadêmicos do 6º período realizam atendimento nutricional junto à comunidade carente, por meio da disciplina Estágio de Saúde Pública. Outros pontos positivos verificados pelos avaliadores do MEC foram a produção científica dos nossos professores, em sua maioria mestres e doutores, e a satisfação dos alunos”, acrescenta o professor Xavier.

No oitavo e último período do curso, a estudante Andressa Ferreira diz que fez a escolha certa para o futuro profissional. “Resolvi fazer Nutrição para promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes, por meio dos cuidados com a alimentação. Na Unit nós aliamos muito bem a teoria à prática, o que nos garante o melhor aprendizado em todas as matérias. Já tive experiência em estágios nas áreas de Tecnologia de Alimentos, Nutrição Clínica, passei por duas monitorias, agora pretendo não só clinicar, como seguir a carreira acadêmica. Já começo a pensar no mestrado e doutorado”, diz Andressa.

 

Compartilhe: