ESTUDE NA UNIT
MENU

Formação do profissional no interior contribui para desenvolvimento regional

Profissionais que se formaram nos campi da Unit no interior sergipano têm destaque profissional

às 22h03
Bruno Teles , de aluno  em Serviço Social a coordenador do Campus
Bruno Teles , de aluno em Serviço Social a coordenador do Campus
Larissa Cruz , Enfermeira graduada pela Unit EstÂncia
Maciele de Santana Antero possui duas graduações na modalidade EAD em EstÂncia
A pedagoga Deise Cristina dos Santos concretizou o sonho de se formar pela Unit Propriá
Bruno Santana, egresso de Direito do Campus Propriá
Compartilhe:

Por Raquel Passos

A realidade sócio econômica de cada região ou comunidade está diretamente associada à qualificação profissional dos seus habitantes. O deslocamento até a capital sergipana, para cursar a graduação dos sonhos, já não é necessário há quase duas décadas, quando os campi da Universidade Tiradentes – Unit – foram instalados em Estância, Itabaiana e Propriá.

Isso significa desenvolvimento regional local, além de profissionalizar a comunidade e fortalecer a identidade cultural, contribuindo, significativamente, para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes locais e de adjacências.

Os campi já formaram profissionais em diversas áreas, que se destacam localmente seja em órgãos públicos ou em empresas ocupando posições determinantes. Egresso de Direito do campus Unit Propriá, o advogado Bruno Santana atua na região, lembra que dois fatores foram importantes para sua formação. Para ele, a chegada da Unit em Propriá levou desenvolvimento não só para a cidade mas para todo o Baixo São Francisco.

“A implantação do campus da Unit em Propriá foi perfeita porque à época eu não dispunha de recursos para estudar na capital. Consegui aprovação na OAB ainda cursando o 9º período, graças ao ensino e apoio do corpo docente da instituição ribeirinha”, explica. “Além disso, muito contribuiu para desenvolvimento profissional não só meu, como de muitas pessoas e abriu portas para o exercício profissional”, conclui Bruno Santana.

A pedagoga Deise Cristina dos Santos reconhece ter sido influenciada positivamente por uma colega para fazer sua graduação no campus Unit Propriá. “Por sugestão de uma colega que teceu os melhores comentários sobre a Unit, consegui me formar e fazer minha segunda família que foi lá, onde recebi sempre acolhimento e apoio. Foi muito gratificante fazer parte dessa instituição”, reconhece Deise.

Mercado de trabalho

A trajetória do assistente social Bruno Teles começou com a formação acadêmica no campus Unit Propriá, onde hoje assume o cargo de diretor, após ter respondido pela coordenação do polo Unit EAD na mesma cidade. Para ele, o diferencial da Unit de não apenas formar o profissional e encaminhar ao mercado de trabalho, mas de se comprometer em inspirar pessoas, é uma missão que se perpetua nos campi.

“Eu tenho a Unit como um grande projeto social porque ela veio trazer para Propriá um ensino de qualidade e formação, principalmente para aquelas pessoas que vivem em comunidades do interior e sonham em cursar o nível superior. Aqui realizei o sonho da graduação e ainda obtive todo o suporte docente para galgar novos objetivos dentro da minha formação”, reconhece o gestor.

Gregore Silva Menezes concluiu Educação Física e atua como profissional da área no próprio município. “Sou muito feliz em atuar e participar junto com grandes profissionais da cidade para fazer com que a Unit seja cada vez mais reconhecida em Propriá e região”.

Já a egressa do curso de Direito, Jéssica Regina Melo, acredita que a oferta do curso de Direito no campus Unit Propriá é fundamental para o desenvolvimento regional. “Você economiza tempo além do desgaste que se tem ao estudar em outra cidade. É muito mais produtivo estudar onde mora porque você se forma e continua por lá. Além disso, os professores são, acima de tudo, seus amigos e o clima é sempre de grande família”, conta a advogada. 

No Campus Estância a situação não é diferente! Egressa de Enfermagem, Larissa Cruz atribui a função que exerce de coordenadora assistencial no Hospital Jessé Fontes, no município à qualidade da sua formação profissional no Campus da Unit.

“O curso possui a estrutura necessária com todos os laboratórios muito bem equipados desde o primeiro ao último semestre dando o suporte indispensável à formação profissional.  Temos os melhores professores muito bem qualificados disponíveis para nos dar o apoio necessário em qualquer horário. Hoje sou uma profissional realizada, graças à experiência que obtive durante a graduação na Unit.

O advogado José Conrado tem a mesma opinião sobre a qualidade do corpo docente. Profissional atuante desde 2018, ele relembra momentos marcantes vividos enquanto acadêmico. Um deles, quando pode representar a Unit Estância num congresso internacional de Direito realizado em São Paulo. “Foi uma realização enorme para mim enquanto estudante e uma honra poder levar o nome da instituição para o evento”.

De tão satisfeita que ficou com a licenciatura plena em Matemática realizado na primeira turma ofertada pela IES na modalidade EAD, Maciele de Santana Antero retornou em 2015 para cursar Ciências Contábeis também na mesma modalidade de ensino.

“A universidade mais uma vez me ajudou abrindo portas e hoje estou tutora própria instituição. A minha experiência aqui na Unit é grandiosa. Agradeço a todos os professores, tutores e coordenação por ter me dado essa oportunidade na modalidade EAD. Recomendo a todos”, conclui Maciele.

Compartilhe: