Muitas pessoas confundem as siglas CEO, CFO e COO dentro das organizações. Mas afinal, o que elas significam? O que são o CEO, CFO e o COO e quais os papéis que exercem em uma empresa, dentro de uma organização?
O CEO (Chief Executive Officer), é o conselheiro delegado, o diretor executivo daquela organização. Em suma, é o número um. Ele tem um papel bastante importante, pois é o disseminador da cultura organizacional da empresa, além de ser o responsável por tomar as grandes decisões, bem como tem um caráter estratégico.
Já o CFO (Chief Financial Officer) é o diretor financeiro, encarregado do planejamento econômico da companhia. “Ele é a figura que atua estrategicamente para fazer toda a organização financeira da empresa. Um exemplo prático é o caso do CEO propor a compra de uma outra organização. Então, o CFO é quem organiza toda parte de investimentos, financiamentos, analisa os riscos dessa compra, valoriza seus proprietários e acionistas, ou seja, presta contas da parte financeira”, exemplifica Janaína Machado, gerente do Unit Carreiras.
O COO (Chief Operation Officer) é o diretor operacional, figura responsável por facilitar ao CEO o acompanhamento operacional da organização. “Ele é, como costumamos dizer, o comandante do ‘chão de fábrica’ da empresa, ou seja, onde a operação acontece, e isso é muito importante. Hoje, as empresas grandes possuem o COO, justamente para auxiliar e apoiar as decisões do CEO, trabalhando em conjunto”, ressalta a gerente.
Asscom | Grupo Tiradentes