ESTUDE NA UNIT
MENU

Planejamento é segredo para manter organização financeira

Luiz Ricardo Mariano ensina que uma das ferramentas mais eficientes de controle financeiro é fluxo de caixa

às 00h40
Imagem Freepik
Imagem Freepik
Compartilhe:

A pandemia teve impacto direto na economia brasileira, que encolheu 4,1% em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano anterior à crise sanitária, o PIB (Produto Interno Bruto) havia avançado apenas 1,4%.

Diante desse cenário, como o empresário pode manter as contas em dia? Manter as finanças pessoais e da empresa distantes uma da outra é uma das orientações.

Professor assistente do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes, Luiz Ricardo Mariano ensina que uma das ferramentas mais eficientes de controle financeiro de uma empresa é o fluxo de caixa.

“O fluxo de caixa  consiste em registrar, de modo mais detalhado possível, todos os valores financeiros que entram e saem da empresa. A empresa de pequeno porte muitas vezes tem recursos financeiros limitados. É importante toda atenção no controle financeiro para que não ocorram surpresas indesejáveis. Disciplina no controle, maior frequência de análise dos relatórios financeiros são dicas que podem ajudar na prevenção de problemas financeiros para as pequenas empresas”.

Planejamento

O planejamento é regra básica para abertura e manutenção da empresa.

“Planejar é saber se o mercado tem demanda do produto ou serviço que está sendo oferecido, se a estrutura da empresa comporta a operação para a demanda planejada, se há recursos suficientes, em montantes e no seu custo de aquisição, para que seja possível viabilizar o negócio”, afirma.

 

Compartilhe: