ESTUDE NA UNIT
MENU

ODS: saiba como você pode contribuir

Trabalho decente e crescimento econômico estão entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.

às 15h39
Professor Josenito Oliveira fala sobre a ODS de número 8
Professor Josenito Oliveira fala sobre a ODS de número 8
Compartilhe:

Você já ouviu falar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Desde 2015, estados- membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para dar continuidade e ampliar o escopo à Agenda de Desenvolvimento do Milênio. Com 17 objetivos de ação universal e 169 metas, os ODS abrangem as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada.    

Entre esses objetivos, o de número 8, intitulado ‘Trabalho decente e crescimento econômico’, visa promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos. “Isso significa promover o crescimento sustentável com a geração de emprego e renda. Durante muitos anos, as pessoas achavam que os recursos naturais eram inesgotáveis, já aprendemos que isso não é verdade. O crescimento econômico é muito importante, mas deve ser aliado com a preservação do meio ambiente e cuidar das pessoas”, declara o economista e professor da Universidade Tiradentes, Josenito Oliveira. 

“Se todos buscarem alcançar este objetivo, vamos ter a possibilidade de aumentar a renda das famílias, diminuir o desemprego, usar somente o que for necessário dos recursos naturais e garantir um futuro melhor para todos. Isso só será possível se cada um fizer a sua parte”, acrescenta.

De acordo com o docente, a Unit apoia a causa e capacita gestores e docentes sobre a ODS. “Esta iniciativa reforça o compromisso de implantar essa agenda no cotidiano e estimular a mobilização de outras instituições ao redor do tempo. Será todo mundo transformando o mundo”, salienta. 

Outro objetivo, de número 17, destaca “Parcerias e meios de implementação”, visando reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. “Isso significa que as organizações precisam buscar parcerias em nível global para possibilitar às pessoas melhores condições de sustentabilidade econômica e social”, garante o professor dos cursos das áreas de Gestão e Negócios da Unit, Paulo César Barbosa.  

“Dentro da instituição de ensino, isso é apresentado e executado em diversos eventos que são realizados e também nos cursos da área de gestão e negócios, por meio das atividades propostas pelos professores”, finaliza Paulo. 

 

Série ODS

Pensando em ampliar a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Universidade Tiradentes lançou uma série pelas redes sociais da instituição de ensino que abrange os 17 ODS envolvendo os professores especialistas. Os vídeos são divulgados sempre às terças e quintas-feiras. 

Confira também: ODS: erradicação da pobreza e fome zero estão entre os objetivos

Compartilhe: