ESTUDE NA UNIT
MENU

Ortodontia: especialidade previne e corrige anormalidades de dentes e ossos

Para o professor e coordenador da Pós-graduação em Ortodontia da Unit, Alisson Castro, a Ortodontia vai além da questão estética.

às 14h45
Compartilhe:

A Ortodontia é uma especialidade bastante conhecida. Para se ter uma ideia, em 1929 foi aprovada a lei que reconhecia a Ortodontia como primeira especialidade da Odontologia nos Estados Unidos. No Brasil, a criação do curso de Especialização em Ortodontia data de 1951. 

“A Ortodontia é uma especialidade odontológica cujo objetivo é prevenir e corrigir anormalidades no posicionamento dos dentes e dos ossos da face por meio da movimentação dentária e ou remodelações ósseas”, explica o professor e coordenador da Pós-graduação em Ortodontia da Universidade Tiradentes, Alisson Castro.  

Para o especialista, entre as principais habilidades requeridas, destaca-se a necessidade de dominar o crescimento e desenvolvimento dentário e dos ossos. “Além disso, é importante entender a biologia da movimentação dentária, aplicar as técnicas de biomecânica capazes de corrigir as más oclusões e saber analisar exames de imagens”, comenta. 

“É importante, ainda, conhecer as propriedades das ligas metálicas e dos materiais dentários utilizados no tratamento ortodôntico e identificar todas os tipos de más oclusões e deformidades craniofaciais, a fim de elaborar prognósticos e planos de tratamento específicos para cada indivíduo, adquirir habilidades manuais para confecção de arcos e dispositivos que auxiliam no tratamento ortodôntico e, por fim, estar sempre atento, com senso crítico em alerta, para as constantes evoluções de técnicas e novos produtos lançados no mercado”, acrescenta.

Segundo o coordenador, muitas vezes o paciente procura atendimento apenas pela questão estética, mas os problemas de má oclusão dentária podem ter várias escalas de complexidade. “Podemos nos deparar desde um simples apinhamento (falta de espaço) até deformidades craniofaciais, onde, além de dentes mal posicionados, as bases ósseas da maxila e da mandíbula também encontram-se em desarmonia”, frisa. 

“A promoção de saúde vai ser gerada em todos os casos. O paciente vai conseguir realizar uma higienização mais eficiente, evitando cáries, tártaro, problemas de infecção na gengiva (periodontites) e mau hálito. Já o tratamento ortodôntico vai possibilitar uma melhor engrenagem (oclusão) dos dentes, permitindo uma mastigação mais eficiente, evitando desgaste das pontas (cúspides) dos dentes e evitando problemas articulares”, salienta. 

“Como não poderia deixar de ressaltar, um ortodontista especialista pode alterar altura e curvatura dos dentes para gerar um sorriso mais harmônico, com os lábios produzindo, sim, belos sorrisos, capazes de transformar vidas”, complementa. 

 

Pós em Ortodontia

 

Segundo o professor, Alisson Castro, a Ortodontia exige conhecimento em diversas áreas. “É uma especialidade muito gratificante, pelos resultados que podemos gerar para nossos pacientes”, destaca.  

Com o objetivo de proporcionar um aprendizado com conteúdo científico e excelência clínica no atendimento, a Universidade Tiradentes abre mais uma turma da Pós-graduação em Ortodontia

“É a única pós-graduação de Ortodontia a ser realizada  dentro de uma universidade, além de contar com professores com mestrado e doutorado e membros do Quadro Brasileiro de Ortodontia BBO – certificado em excelência na especialidade de Ortodontia”, enfatiza o coordenador da Pós em Ortodontia da Unit. 

“Outro diferencial são os módulos extra curriculares ministrados sobre mini-implantes dentários usados na ancoragem ortodôntica, módulo sobre alinhadores ortodônticos confeccionados em consultórios, impressoras 3D e fluxo digital na odontologia”, finaliza.

 

Clique aqui e confira vantagens para os interessados. 

Compartilhe: